A vez do abacate

Você torce o nariz para ele por medo de engordar?Pois não deveria. O abacate é uma fruta riquíssima em óleos que ajudam a carregar o colesterol ruim para fora dos vasos sanguíneos, evitando assim problemas no coração. Além disso, contém potássio, essencial para o trabalho dos músculos, e vitamina E. Se você está preocupado(a) com as calorias, relaxe. Em doses moderadas, o abacate não vai atrapalhar em nada.

“Esse é mais um mito que estamos querendo tirar. O abacate engorda se consumido sem controle, mas possui uma gordura muito saudável, a insaturada”, explica Gisele Massafera, bióloga da Universidade de Ribeirão Preto, São Paulo, que está defendendo tese sobre os benefícios da fruta. Segundo ela, essa gordura de origem vegetal é quebrada mais facilmente pelo organismo e não fica depositada nas artérias.

Por isso, os profissionais de nutrição estão voltando a acrescentar na dieta alimentos ricos nesse tipo de gordura. “Em uma alimentação saudável, não se pode retirar nenhum nutriente, nem mesmo a gordura. E o abacate, desde que ingerido com moderação, oferece mais energia”, ensina a bióloga.

Várias são as formas de preparo dessa fruta. Segundo Gisele Massafera, no Brasil o costume é comê-la em sobremesas. Já nos Estados Unidos e em países da Europa, a fruta é encontrada em saladas e pratos quentes. “Esse é um alimento neutro, fica com o gosto que você quiser, seja doce ou salgado”, recomenda Massafera.

*Energia ………………………….. 171,3 cal
*Umidade…………………………. 72,4%
*Carboidrato……………………… 2,9g
*Proteínas ……………………….. 1,6g
*Lipídios………………………….. 18,0g
*Vitamina C……………………… 12mg
*Cinzas…………………………… 1,0g
*Fibras……………………………. 2,3g

Fonte: Dra. Gisele Massafera