ABA cria Conselho de Administração com a finalidade de obter o título de Organização Social

Conselho terá a participação de membros do CONSAÚDE, ABA e Sociedade Civil. Ação fortalece a parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e a Associação Beneficente de Apiaí (ABA) permitindo a obtenção do título de Organização Social (OS), junto aos municípios consorciados, o que possibilitará aos mesmos firmarem contratos de gestão, além de ampliar a assistência em saúde aos pacientes de todo o Vale do Ribeira e Litoral Sul

A saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul agora tem uma nova força para auxiliar na prestação dos serviços junto a diversos setores, tais como: saúde e educação. No dia 22 de janeiro, em Apiaí, foram empossados os membros do conselho de administração da entidade filantrópica. A alteração no atual estatuto da ABA permitiu uma nova perspectiva para a instituição e ao CONSAÚDE, que agora integra sua gestão.

Com a nova adminsitração, a ABA terá como objetivos primordiais: manter a gestão do Hospital Dr. Adhemar de Barros, desenvolver e prestar serviços de saúde para outras unidades assistenciais de saúde ligadas a instituições públicas ou privadas, prestar serviços de consultoria e gerenciamento, entre outras demandas.

A nova entidade foi constituída por representantes do CONSAÚDE, ABA e da sociedade civil, na forma de um Conselho de Administração que terá em sua estrutura os seguintes representantes: (3) três membros do poder público, ou seja, o CONSAÚDE, (1) um eleito pela assembleia geral da ABA, (4) quatro membros da sociedade civil eleitos pelo conselho e (1) um empregado eleito da ABA. No organograma deste conselho um presidente é eleito entre seus integrantes.

De acordo com o presidente do conselho eleito, Marco Antônio Melhado Garcia, “(…) este é o modelo de gestão que o mundo vem adotando, pela sua agilidade de execução de tarefas. Englobamos 24 municípios com o CONSAÚDE e todos eles precisam de uma gestão qualificada na área.”

A ABA é constituida como associação civil sens fins lucrativos que presta serviços de caráter beneficente e filantrópico, e que poderá ser titulada como organização social no âmbito dos entes consorciados e governo estadual.

Atualmente, o presidente do CONSAÚDE é prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, que desde sua posse vem destacando a necessidade de aprimoramento nas ações de saúde em ambas as regiões e o aumento da regionalização nos mais diversos setores: Temos de buscar a regionalização da gestão e destacar a grande importância dos consórcios municipais, em qualquer área de atuação. O consorciamento de saúde garante o aumento de eficiência e da qualidade nos serviços ofertados. Desejo que sejamos fortes e que possamos realizar uma gestão unida e transparente dentro do consórcio. ”

Estiveram presentes na reunião diretoria do CONSAÚDE e de suas principais unidades, HRLB e HRI, e seu superintendente José Antônio Antosczezem, o assessor do deputado federal Samuel Moreira, José Augusto Pires, o diretor executivo do Hospital Dr. Adhemar de Barros, Dozinete Camargo, o prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Myiashiro, do presidente eleito do Conselho de Administração, Marco Antônio Melhado Garcia, entre outros membros do conselho e convidados.

Compartilhe