Ação da Saúde contabiliza cerca de 250 atendimentos

A “Ação da Saúde” em Pariquera-Açu recebeu dezenas de pessoas e alcançou cerca de 250 atendimentos em uma única manhã. O evento é um grande mutirão de saúde realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e CONSAÚDE, com apoio da UNISEPE.

A “Ação da Saúde” aconteceu no último sábado, 18, das 8h às 12h, em frente à porta principal do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua. Dentre os atendimentos prestados à população, teve aferição de pressão arterial, testes de glicemia, verificação de massa corpórea, orientação nutricional e informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, autoexame das mamas, prevenção de câncer de colo uterino e métodos contraceptivos.

Para a supervisora de estágio de enfermagem Vanessa Saraiva, colaboradora do evento, a Ação é importante para conscientizar. “Esse evento é importante para orientar a população. Este é nosso papel, conscientizar sobre os cuidados com estas doenças”. A nutricionista e também supervisora de estágio Ângela Salvador, falou das orientações nutricionais. “Nós orientamos os participantes sobre a prevenção da obesidade. Verificamos IMC (índice de massa corpórea) e relação entre cintura e quadril e assim, pudemos orientar quanto à necessidade de procurar um nutricionista”, complementou.

De acordo com Débora Carminatti, enfermeira do trabalho do HRLB, “os testes realizados (aferição de pressão e glicemia) são bem simples. Caso a pessoa tenha seja pressão alta ou diabetes, ela será orientada a buscar ajuda médica. Assim, ela evita complicações futuras”, afirmou.

O objetivo da Ação é prevenir as doenças, bem como promover a detecção precocemente, orientando os pacientes no tratamento adequado. Para a assistente de suporte acadêmico Jeliane Rosa Pires, a iniciativa valeu a pena. “Achei muito importante para podermos cuidar da nossa saúde”, disse.

Por meio do atendimento médico e das orientações ministradas durante todo o evento, os envolvidos buscam ensinar a população e incentivar os cuidados com a saúde, por meio de bons hábitos. Entre as orientações mais procuradas esteve a nutricional, onde foi possível levar para casa algumas dicas para evitar a obesidade. A auxiliar de serviços Isabel Edite Martins já sabe que não será fácil. “Vai dar para seguir as orientações, mas para emagrecer vai ser meio difícil”, finalizou com um sorriso.

SERVIÇO:

A Ação da Saúde do HRLB acontece no dia 25 de março, das 8h às 12h, no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu. O endereço é Rua dos Expedicionários, 140, no centro.

Compartilhe