Assembleia de prefeitos aprova balanço de 2015 e reestruturação do SIMOV

O CONSAÚDE– Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, realizou nesta sexta-feira, 06, a Assembleia Geral do Conselho de Prefeitos com o objetivo de apresentar o balanço e relatório de atividades do ano de 2015 e, principalmente, a proposta de readequação do SIMOV – Serviço Inter-Hospitalar e Móvel. A reunião aconteceu no auditório do CONSAÚDE, em Pariquera-Açu.

Estiveram presentes o presidente do Consaúde e prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro; o prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes; de Registro, Gilson Fantin; de Iguape, Toni Ribeiro; a prefeita de Itariri Rejane Silva; de Cajati, Luiz Henrique Koga; de Jacupiranga, José Cândido Macedo e o diretor superintendente do Consórcio José Antonio Antosczezem.

Durante a reunião, houve também a apresentação dos membros da AVEVAR (Associação dos Vereadores do Vale do Ribeira) que devem compor o Conselho Fiscal do CONSAÚDE para o exercício de 2016. Os titulares são os vereadores Miguel da Silva Tallada, de Ilha Comprida e João Carlos Spínula, de Iguape. Os suplentes são Roberto Stuchi, de Registro e Cesar Luiz Carneiro Lima, de Cananéia.

Os integrantes do Conselho Fiscal analisaram no dia 20 de abril, as demonstrações contábeis e financeiras relativas ao exercício do ano de 2015. O parecer do Conselho, formado pelo presidente José Cândido Macedo, prefeito de Jacupiranga e pelos vereadores Miguel da Silva Tallada, de Ilha Comprida e João Carlos Spínula, de Iguape, foi favorável. O documento foi aprovado durante a Assembleia.

Na ocasião, o diretor-superintendente José Antonio Antosczezem reiterou a necessidade de ratificar o Protocolo de Intenções do CONSAÚDE. Até agora, 15 municípios ratificaram por meio de lei aprovada nas Câmaras Municipais. O documento é importante para a organização do Consórcio, em função da lei 11.107, a qual regulariza a participação dos municípios. “É importante que os municípios que ainda não ratificaram a lei façam o quanto antes, para que se mantenham integrados ao Consórcio”, disse Antosczezem.

O CONSAÚDE levantou temas de interesse direto dos municípios do Vale do Ribeira e Litoral Sul.  Dentre os assuntos, a ata de registro de preços do tratamento de resíduos sólidos, ou seja, de lixo hospitalar. Desde o dia 1º de março está em pleno funcionamento o serviço de transporte de lixo hospitalar, com custo reduzido aos municípios que aderiram à ata de registro de preços.

Outro assunto importante deliberado foi a ata de registro de preços para aquisição de medicamentos. Os municípios que aderiram à ata participam da compra unificada de medicamentos, feita pelo CONSAÚDE. Com a grande quantidade de medicamentos adquirida, é gerada uma economia para os municípios.

SIMOV

A reorganização do SIMOV, aprovada pelos prefeitos, visa garantir a pactuação estabelecida entre os municípios, principalmente no que diz respeito ao Plano Operativo. Com a nova estrutura, o serviço passa a ser vinculado ao Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, administrado pelo CONSAÚDE, sendo subordinado à direção do hospital.

Com a reestruturação, o telefone 0800 deixa de operar no município de Pariquera-Açu. A população passará a ser atendida pelo número 192 e o serviço será prestado pela administração municipal.

Segundo o presidente do CONSAÚDE, Sérgio Miyashiro, “o momento atual do país exige que os municípios economizem. Na área da saúde, é de fundamental importância que os gastos sejam reduzidos, de forma a não onerar o atendimento em saúde, mas que possibilite uma economia aos cofres do Consórcio”, afirmou.

A estrutura operacional do SIMOV passa a ter como prioridade o atendimento das necessidades de transporte inter-hospitalar do HRLB. Com a readequação, os custos anuais serão reduzidos em quase R$300 mil, gerando economia para o CONSÓRCIO e reorganizando a operacionalização do serviço.

Assembleia_geral (31)

Compartilhe