CAR contabiliza quase vinte mil atendimentos no primeiro semestre deste ano

O CAR – Complexo Ambulatorial Regional, administrado pelo CONSAÚDE, realizou um total de 19.940 atendimentos no período de janeiro a junho de 2016. O Complexo atende pacientes nos setores de psiquiatria, psicologia, clínica médica, infectologia, neurologia, enfermagem, fisiatria, farmácia e assistência social.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, o número revela a alta qualidade dos serviços prestados no CAR. “Temos um atendimento com profissionais altamente qualificados, principalmente no setor de psiquiatria. O CAR supre uma importante demanda em todo o Vale do Ribeira e isso o torna referência na região”, afirma.

A diretora técnica do CAR, Rosani Bonadia Guterres, explica que o local recebe usuários de todo o Vale do Ribeira e até do Litoral Sul. “Nos primeiros seis meses deste ano, foram atendidos pacientes de Registro, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Juquiá, Sete Barras, Iguape, Eldorado, Ilha Comprida, Cananéia, Cajati, Barra do Turvo, Miracatu, Iporanga, Itariri, Pedro de Toledo e Tapiraí. Do Litoral Sul, o CAR atendeu 20 munícipes de Peruíbe”, contabiliza.

O município com maior número de atendimentos foi Registro, com 7.862, respondendo por 39,43% do total de pacientes no período. Na sequência vem Pariquera-Açu, com 2.055; Jacupiranga, com 1.380; Juquiá, com 1813 e Sete Barras, com 1.413 atendimentos registrados. O setor de psiquiatria é o que possui maior número de pacientes: 5.050, seguido pela enfermagem, com 4.375 e neurologia, com 3.075.

A infectologia, referência em todo o Vale do Ribeira, foi responsável por 1.386 atendimentos. O CAR é o único serviço de atendimento especializado em HIV/AIDS de todo o Vale do Ribeira, tendo atualmente cerca de 400 pacientes em tratamento contra a doença.

O CAR também é uma referência no atendimento psiquiátrico ambulatorial em todo o Vale do Ribeira por oferecer um tratamento multidisciplinar, atendendo casos de dependência química, depressão e doenças mentais em adultos e crianças. O serviço de psiquiatria do CAR atende pacientes ambulatoriais dos CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) existentes em alguns municípios da região. Pacientes com outras doenças tem ainda acompanhamento de um clínico geral, o que torna o serviço ainda mais amplo. O Complexo fica localizado em Registro, na rua Clara Gianotti de Souza, 823 e funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

20160810_16413020160728_153252

Compartilhe