CAR/CONSAÚDE coleta, em Registro, material para exame de DNA

Desde o fia 14 de maio deste ano o CONSAÚDE presta mais um importante – e inédito – serviço regional: uma equipe técnica do Complexo Ambulatorial Regional (CAR/CONSAÚDE), de Registro, é responsável pela coleta de material para exame de DNA visando reconhecimento judicial de paternidade. Os exames são pedidos pela Justiça e, antes, eram coletados em Santos ou São Paulo, o que dificultava a vida das pessoas.

A equipe técnica – formada por duas enfermeiras, duas assistentes sociais, auxiliar de enfermagem e oficial administrativo – fez o treinamento no Instituto de Medicina Social e Estatística do Estado de São Paulo (IMESC), habilitando-se para fazer a coleta da amostra do sangue da criança, da mãe e do suposto pais.

A coleta obedece a parâmetros e ocorre em segredo de justiça. São agendadas dez coletas às sextas-feiras e, em media, seis comparecem. A perícia só é realizada se os três comparecem – mãe, criança e suposto pai. Há casos, porém, em que o suposto pai é

falecido e a justiça intima outros filhos ou parentes.

Para a realização da coleta, cada profissional tem uma tarefa específica. A assistente social, por exemplo, identifica quem são as pessoas envolvidas no processo e realiza entrevistas, enquanto enfermeiras e auxiliar respondem pela coleta do sangue, extraído a partir de uma picada no dedo. O pingo de sangue fica num cartão especialmente desenvolvido para esse fim e é encaminhado ao IMESC para o exame.

Uma curiosidade é que, no momento da coleta, os três envolvidos precisam permanecer atentos ao procedimento para evitar que, posteriormente, aleguem desconhecimento. É proibida a entrada de terceiros na sala de perícia.

A equipe do CAR que realiza exame de DNA é formada pelas assistentes sociais Sidnéia dos Santos e Patrícia Regina da Silva, enfermeiras Célia Regina de Arruda e Regina Célia Brandão Maeji (diretora do CAR), a auxiliar de enfermagem Neusa Bueno Firmino e o oficial administrativo Luiz Henrique Terra Manoel, responsável pelo acolhimento das pessoas.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12