CEFORH/CONSAÚDE de Pariquera-Açu completa 48 anos de história

O CEFORH (Centro de Formação de Recursos Humanos) de Pariquera-Açu/SP, administrado pelo CONSAÚDE, completa nesta terça-feira, 20 de agosto, 48 anos de atuação no Vale do Ribeira. É um Centro destinado à formação de qualidade dos profissionais da região e capacitou milhares de pessoas desde sua fundação. Possui atualmente cerca de 120 alunos dos cursos de “Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente” com turmas nas cidades de Pariquera-Açu e Registro e o curso de“Agente Comunitário de Saúde”, em Iguape.

O CEFORH foi criado em 1971, durante uma visita do então governador Laudo Natel ao Hospital Regional Vale do Ribeira (atual Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua – HRLB/CONSAÚDE). Ele percebeu que, para atender uma região com população de um quarto de milhão de habitantes havia apenas uma enfermeira e nenhum outro profissional de enfermagem qualificado ou habilitado. Na capital, o governador assinou o Decreto nº 52.701, datado em 20/08/1971, criando o CEFORH de Pariquera-Açu, na época denominada Escola de Auxiliar de Enfermagem.

Em maio de 1972 iniciou-se a formação dos primeiros profissionais de enfermagem no Vale do Ribeira, que se chamaram Aprendizes de Enfermagem (LDB nº. 2024 de 20/12/1967). Ao término a denominação do curso foi mudada para Auxiliar de Enfermagem (LDB nº. 5692 de 11/08/1971). Na época a escola formava os profissionais somente para atender a demanda dos serviços de saúde que estavam em funcionamento ou iam se expandir na região.

Em 1996, a Escola de Auxiliar de Enfermagem foi transformada em Centro Formador de Recursos Humanos (CEFORH). Desde então, o Centro passou a formar não só Auxiliares de Enfermagem como também diversos profissionais de outras áreas da saúde, inclusive com a criação de turmas descentralizadas, em outros municípios do Vale do Ribeira.

O Centro de Formação de Recursos Humanos de Pariquera-Açu (CEFORH) é uma das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS). Cada Estado possui uma escola, porém, no Estado de São Paulo há seis, sendo uma delas em Pariquera-Açu.

A diretora do CEFORH, enfermeira Neusa Balbo, destaca a importância do Centro para a região. “Temos o compromisso de contribuir com a capacitação dos profissionais do Vale do Ribeira, com cursos gratuitos e de qualidade. Recentemente, ampliamos nossa atuação, abrindo as portas do CEFORH/CONSAÚDE para a comunidade. Disponibilizamos nosso acervo da Escola de Enfermagem para a pesquisa, recebendo alunos de vários municípios”, disse.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, já foi aluno da Escola de Enfermagem, hoje CEFORH, e enfatiza o valor do trabalho realizado. “O CEFORH tem uma história pioneira de formação de profissionais do Vale do Ribeira. Ficamos felizes em poder proporcionar mais conhecimento e qualificação aos trabalhadores da área da saúde e demais pessoas que buscam o aprimoramento pessoal e profissional”, finalizou.

Compartilhe