CEFORH/CONSAÚDE cria a primeira turma de Técnicos em Oncologia do Estado de São Paulo

Escola do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira desenvolverá conteúdos que habilitarão o profissional a prestar assistência de Enfermagem Oncológica, com foco no atendimento integral do paciente, com ações de cuidado e proteção à saúde

No dia 27 de abril foi realizada nas instalações do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFORH/CONSAÚDE), a aula inaugural do primeiro curso técnico em Oncologia do Estado de São

Alunos, Diretora e Corpo Docente, durante aula inaugural, dia 26 de abril.

Alunos, Diretora e Corpo Docente, durante aula inaugural, dia 26 de abril.

Paulo. Além de alunos e corpo docente, a aula contou com a presença de sua diretora Ruth Gouvêa que destacou a excelência da escola na abertura de mais uma classe inédita no Estado.

“Somos o primeiro CEFORH a oferecer um curso de técnicos de enfermagem em Oncologia. O curso de Oncologia é a prioridade oferecida depois de Urgência e Emergência, por parte do CONSAÚDE, já que a região possui poucos profissionais habilitados para atender a especialidade, além disso a morbi-mortalidade no Vale do Ribeira é muito alta, apesar de ser significativa em outras regiões e mesmo no mundo.

As aulas Teórico/Práticas serão realizadas aos sábados, uma vez por semana, e contarão também com estágios supervisionados de seis (6) horas, as quartas-feiras. O curso, pioneiro, conta com dois docentes, com mestrado, e outro com Doutorado – todos com experiências na área de Oncologia, com docência na região e de grandes centros, com destaque para a área Oncológica. Ao todos foram ofertadas 30 vagas na primeira turma, somente para técnicos em enfermagem, com aulas até o mês de Dezembro.

“Mais uma vez o CONSAÚDE inova na área de educação através dos investimentos no setor e da preocupação com a formação de recursos humanos de qualidade na área de saúde, não só para exercício de suas atividades nas unidades do Consórcio e no Vale do Ribeira, como também para todo o país,” destacou a diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho.

O curso desenvolverá conteúdos que habilitarão o profissional a prestar assistência de Enfermagem Oncológica, com foco no atendimento integral ao paciente, com ações de cuidado e proteção à saúde em serviços de cirurgia oncológica, oncologia clínica, radioterapia, quimioterapia, hematologia, Oncologia pediátrica e outras modalidades de câncer.

Ao fim de sua explanação na aula inaugural, a diretora do CEFORH, lembrou aos alunos uma das intenções da grade curricular do curso Técnico em Oncologia: “Nunca devemos esquecer que uma das preocupações deste curso é com o conteúdo para atenção psicossocial, pela implicação devastadora na mente do paciente, de sua família e população.”

“É inegável que os investimentos em equipamentos e a melhoria do espaço físico são importantes para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Mas a excelência no atendimento só é alcançada, realmente, quando há profissionais valorizados, estimulados e qualificados para a execução dos trabalhos. E a busca por excelência deve ser uma tarefa constante. Nesse sentido, a iniciativa do Consaúde é extremamente importante, tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes.”

(Deputado estadual Samuel Moreira – presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo)

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12