Complexo ambulatorial torna-se referência em saúde mental no Vale do Ribeira

O CAR – Complexo Ambulatorial Regional, administrado pelo Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, é hoje uma referência no atendimento psiquiátrico ambulatorial em todo o Vale do Ribeira por oferecer um tratamento multidisciplinar e humanizado. Localizado em Registro, o Complexo atende casos de dependência química, depressão e doenças mentais em adultos e crianças e é um serviço diferenciado pelo fato de reunir, no mesmo espaço, profissionais especializados e comprometidos com o tratamento efetivo e um atendimento eficaz, visando o paciente como um todo. O CAR realiza acompanhamento nas especialidades de neurologia, psiquiatria, psicologia, clínica geral, infectologia e fisiatria, oferecendo ainda atendimentos em serviço social e enfermagem.

 

O serviço de psiquiatria do CAR atende pacientes ambulatoriais dos CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) existentes em alguns municípios da região. Pacientes com outras doenças tem ainda acompanhamento de um clínico geral, o que torna o serviço ainda mais amplo. Para o diretor superintendente do Consórcio, José Antonio Antosczezem, “o serviço supre demandas importantes na região. Nossa preocupação maior é atender o paciente como um todo, avaliando a condição clínica e prestando um atendimento integral”, afirmou. Em conjunto com a psiquiatria, o serviço de neurologia do Complexo realiza o diagnóstico e o acompanhamento dos casos mais complexos.

 

Além do acompanhamento médico, os usuários tem à disposição o atendimento em fisiatria, que trata de casos específicos como a indicação ou prescrição de órteses e próteses, como também de artroses, lombalgias, artralgias em geral e dores não diagnosticadas através de exames. A fisiatria do CAR, assim como as outras especialidades, dá seguimento aos casos diagnosticados pelo AME e Rede Lucy Montoro.

 

O CAR também atende casos de média e alta complexidade (esquizofrenias, transtornos psicóticos, riscos de suicídio, dependência química, entre outros), nos quais é necessário um atendimento de psicólogos em conjunto com os psiquiatras. Esses profissionais vem investindo em atualização e aprofundamento no que há de mais moderno nos métodos de tratamento. O serviço é visto como atendimento de excelência baseado em pesquisa interna junto ao público-alvo.

 

 

Serviço amplo e moderno

 

O CAR oferece um atendimento eficiente e de qualidade, em diversas frentes. O serviço de infectologia é o único disponível em todo o Vale do Ribeira. São atendidos cerca de 350 pacientes portadores de HIV/AIDS, alguns casos de tuberculose e de hanseníase. O CAR é também referência na região para coleta de amostra sanguínea para teste de paternidade. O trabalho obedece a um protocolo estabelecido pelo IMESC – Instituto de Medicina Social e Criminologia, com a participação do serviço social, enfermagem e setor administrativo, com o acolhimento e esclarecimento por meio das partes envolvidas.

O serviço social do Complexo atende demanda espontânea e pacientes encaminhados por outros técnicos do serviço, sendo o mediador entre o paciente e as políticas públicas. São capacitados para orientar o usuário quanto a seus direitos, desde aposentadoria, auxílio-doença, entre outros. O serviço ainda viabiliza o transporte público gratuito por meio de laudo médico. Já a farmácia do CAR fornece todos os medicamentos prescritos, com atendimento de profissional farmacêutico, que presta todas as orientações quanto ao uso os mesmos.

 

O CAR localiza-se na avenida Clara Gianotti de Souza, 823, em Registro, e funciona das 7 h às 17 h, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe