CONSAÚDE apresenta planejamento para 2019

Em Assembleia, prefeitos aprovaram o plano anual de atividades do CONSAÚDE e o orçamento para 2019 das unidades administradas pelo Consórcio

O CONSAÚDE realizou, na última sexta-feira (23), a reunião do Conselho de Administração e Assembleia de Prefeitos, no auditório do Consórcio, em Pariquera-Açu. Dentre os assuntos em pauta, a apresentação do plano anual de atividades do CONSAÚDE e o Orçamento para 2019, os quais receberam parecer favorável do Conselho Fiscal do CONSAÚDE em reunião no último dia 21 e na ocasião foram aprovados por unanimidade pelos prefeitos.

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Barra do Turvo Dr. Jefferson Luiz Martins e o diretor-superintendente do Consórcio José Antonio Antosczezem apresentaram a pauta aos presentes. Participaram da Assembleia os prefeitos Luciano Polackzec (Apiaí), Lucival Cordeiro (Cajati), Gabriel Rosa (Cananeia), Durval Adélio Morais (Eldorado), Geraldino de Oliveira Junior (Ilha Comprida), Dinamérico Gonçalves Perone (Itariri), Debora Cristina Volpini (Jacupiranga), Renato Soares (Juquiá), Ezigomar Pessoa (Miracatu), Gilson Wagner Fantin (Registro) e Dean Alves (Sete Barras). Estiveram presentes também os vice-prefeitos de Pariquera-Açu Wagner Costa e de Jacupiranga Leandro Volpini e os representantes do prefeito de Itanhaém, André Caldas e dos deputados Samuel Moreira e Ricardo Madalena, Felipe Raphael.

O plano anual de atividades é destinado às unidades gerenciadas pelo CONSAÚDE, que são: Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), de Pariquera-Açu; Complexo Ambulatorial Regional (CAR), de Registro; Laboratório Regional, de Registro; Centro de Formação de Recursos Humanos (CEFORH), de Pariquera-Açu e Hospital Adhemar de Barros (HAB), de Apiaí, este último por meio de convênio de cooperação administrativa e técnica.

Para 2019, o CONSAÚDE prevê o início das obras para implantação do Serviço de Radioterapia no HRLB, contemplado pelo Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, o início do Plano Regionalizado para Gestão Integrada de Resíduos e a continuidade das obras de ampliação do Hospital.

Dentre as principais atividades planejadas para 2019 estão a manutenção dos convênios de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) e o cumprimento das metas pactuadas. Outra importante iniciativa será a implantação do serviço de entrega de laudos de exames laboratoriais via internet, facilitando o acesso aos diagnósticos pelos municípios.

O CONSAÚDE também apostará no fortalecimento das relações entre poder público e sociedade civil por meio de convênios, parcerias, facilitando assim o financiamento e gestão associada dos serviços públicos. A articulação e cooperação de trabalho junto aos DRS XII (região de Registro) e DRS XVI (região de Sorocaba) serão mantidas para o próximo ano, com a apresentação de projetos para as unidades administradas pelo Consórcio.

Em 2019, o CAR deverá passar por melhorias em sua infraestrutura, para melhorar o acolhimento. O Complexo será realocado para um novo prédio, mais adequado para o atendimento humanizado aos pacientes da região. A capacitação de funcionários e a humanização dos serviços será outra prioridade para o ano que vem, tendo sempre como foco melhor atender aos pacientes.

O diretor superintendente do CONSAÚDE reforçou a importância da reorganização realizada no período de 2014 a 2018, o que permitiu a melhor operacionalização das unidades.  “O CONSAÚDE já demonstrou sua resolutividade e capacidade na gestão das unidades. Por isso, peço o apoio de todos os prefeitos para fortalecer nossas ações. A redução salarial dos membros da diretoria, as reestruturações tributária e estatutária e a readequação de alguns serviços, gerou melhor operacionalização dos mesmos. A economia, mensal, foi de R$1.556.199,49. Graças ao empenho da equipe e dos prefeitos, todas as nossas certidões estão em dia, o que prova a regularidade do CONSAÚDE”, afirmou Antosczezem.

O presidente do CONSAÚDE Dr. Jefferson, reiterou as palavras do superintendente. “Devemos valorizar o CONSAÚDE e nos preocupar mais com o Consórcio. Eu como médico admiro o serviço e, principalmente, o Hospital de Pariquera-Açu (HRLB). Aqui, o atendimento é humanizado, é a nossa casa”, finalizou Dr. Jefferson, enfatizando a necessidade de união entre os gestores públicos para fortalecimento das ações no setor de saúde.

Compartilhe