CONSAÚDE e CODIVAR elegem presidentes com 100% de participação dos municípios

Primeira reunião de 2013 do Conselho de Prefeitos obteve presença maciça das cidades do Vale do Ribeira e Litoral Sul, além da participação de instituições estaduais, vereadores e lideranças regionais. Além da presença do deputado estadual  líder do governo Samuel Moreira e o representante do deputado federal Nelson Marquezelli

 

Liderança e união. Essas duas palavras definiram a reunião do CONSAÚDE e do CODIVAR, dia 18 de janeiro, em Pariquera-Açu/SP, no Vale do Ribeira. Das 24 cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale Ribeira, 20 tiveram seus prefeitos presentes e quatro (4) enviaram representantes.

Há muitos anos que um Conselho de Prefeitos não registrava um quorum de 100% dos municípios integrantes. O encontro ocorrido na sede do Consórcio de saúde destacou a importância e a liderança da instituição, através de sua diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, que vem trabalhando constantemente ao lado dos prefeitos do Vale e Litoral Sul com o objetivo de tornar a saúde nessas duas regiões uma referência de qualidade para todo o país.

Os novos integrantes da presidência e conselho fiscal para o ano de 2013 do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira foram eleitos por unanimidade entre os 20 prefeitos presentes, três (3) vice-prefeitos e um representante municipal: presidente, Sérgio Miyashiro (P. de Toledo); vice-presidente, Ademir Kabata (Sete Barras); representantes do conselho fiscal, presidente Décio Ventura (Ilha Comprida), e vice-presidente, Gilson Fantin (Registro). Dois vereadores ainda serão integrados ao Conselho Fiscal após indicação da UVEVAR (União dos Vereadores do Vale do Ribeira).

No mesmo encontro também foram eleitos por unanimidade o presidente do CODIVAR para a próxima gestão, o prefeito José Cândido Macedo (Jacupiranga); vice-presidente Araldo Tedesco (Tapiraí); Conselho Fiscal, Luiz Koga (Cajati) e Valmir da Silva (Iporanga). Durante a reunião do Consórcio de Desenvolvimento foi reeleito como superintendente da instituição, Luiz Antônio Zaghi (Xoquito).

Somada a forte representatividade municipal no evento, destaque para presença do líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Samuel Moreira, acompanhado de grande parte de sua equipe trazendo o comprometimento do Estado junto as demandas regionais e levando as solicitações das cidades consorciadas ao conhecimento das secretarias e ao governador Geraldo Alckmin.

Eleito com a aprovação de todos os presentes para a presidência do CONSAÚDE, o prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, chamou atenção para a união regional e o fortalecimento do setor como forma de melhorar a qualidade de vida da população: “Presenciamos hoje um fato histórico, todas nossas cidades estão aqui presentes. Essa reunião de prefeitos demonstra nossa união, confiança e compromisso pelo bem do desenvolvimento e da saúde regionais.”

Para o novo presidente do CODIVAR e prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, os desafios para a região serão desafiadores: “Ficamos honrados de representar tantos pares em nossa querida região do Vale do Ribeira. Estar a frente do CODIVAR é uma missão desafiadora. Tenho certeza que unidos vamos ter força e maior representatividade.”

Porém, não foram somente as eleições de CODIVAR e CONSAÚDE as pautas discutidas entre dos prefeitos do Vale do Ribeira e Litoral Sul. Além disso, os presentes foram lembrados dos contratos de rateio e a necessidade dos municípios estarem sempre com as contas em dia junto ao Consórcio de saúde. O deputado estadual Samuel Moreira comprometeu-se em agendar reuniões com o executivo estadual para junto de prefeitos e consórcios buscar soluções para as demandas ligadas a saúde e a economia– tudo com a intenção de fortalecer as relações entre o Vale do Ribeira, o Litoral Sul e o Estado.

Outro destaque do encontro foi a presença das cidades de Registro e Mongaguá, já que há quatro (4) anos, os município não enviavam representantes ao Conselho. O atual chefe do executivo de Registro, Gilson Fantin, foi eleito como vice-presidente do Conselho Fiscal do CONSAÚDE. “Participar das decisões do Consaúde é ter compromisso com a saúde pública do Vale do Ribeira. Os órgãos gerenciados pelo Consórcio são referência para todos os municípios da região e precisam do apoio de todos os prefeitos”, afirmou o prefeito de Registro.

Presenças

Estiveram presentes no histórico evento os prefeitos de Miracatu (João Amarildo Valentin), Registro (Gilson Fantin), Barra do Turvo (Henrique da Mota), Barra do Chapéu(Eduardo Fillietaz), Ilha Comprida (Décio Ventura), Itariri (Rejane Maria), Juquiá (Mohsen Hojeiji), Itapirapuã Paulista (João Batista de Almeida), Apiaí (Ari Osmar Kinor),Jacupiranga (José Cândido Macedo Filho), Cananéia (Pedro Ferreira Dias Filho), Cajati (Luiz Koga), Pedro de Toledo (Sérgio Miyashiro), Pariquera-Açu (José Carlos Silva Pinto), Sete Barras (Ademir Kabata), Tapiraí (Araldo Todesco), Itaóca (Rafael Camargo), Iguape (Joaquim Antonio Coutinho), Ribeira (Jonas Dias Batista). As prefeituras de ItanhaémPeruíbeMongaguá enviaram seus vice-prefeitos, e Eldorado um representante.

Também presentes na reunião dos dois Consórcios estiveram: José Francisco Gomes Jr, superintendente da Sabesp e demais integrantes da empresa, José Renato Lisboa, coordenador do Itesp, Sileno Fogaça, consulto jurídico da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, inúmeros vereadores e lideranças regionais, integrantes das unidades do CONSAÚDE e diretores da instituição, além de representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e veículos de comunicação e assessorias de imprensa.

………

Momentos marcantes da reunião do CONSAÚDE e CODIVAR (…)

“Os prefeitos do Vale do Ribeira devem discutir e se unir para levar seus projetos e solicitações ao governador. Organizem bem suas pautas e demandas. Quando todos os representantes municipais fizerem isso e unidos, as reivindicações serão melhor atendidas.”

Deputado Estadual Samuel Moreira, falando sobre a necessidade de união dos municípios da região para aprovarem suas demandas junto ao governo do Estado

 

“Ficamos honrados de representar tantos pares em nossa querida região do Vale do Ribeira. Estar a frente do CODIVAR é uma missão desafiadora. Tenho certeza que unidos vamos ter força e maior representatividade.”

Prefeito José Cândido Macedo (Jacupiranga) ao tomar posse como presidente do CODIVAR.

 

“Presenciamos hoje um fato histórico, todas nossas cidades aqui presentes. Essa reunião de prefeitos demonstra nossa união, confiança e compromisso pelo bem do desenvolvimento e da saúde regionais”.
 
Prefeito Sérgio Myashiro (Pedro de Toledo) ao se dirigir aos presentes durante sua posse como presidente do CONSAÚDE.

 

“Prefeito Sérgio Miyashiro desejo muita saúde ao senhor, aos prefeitos Ademir Kabata, Décio Ventura e Gilson Fantin. Agradeço muito o empenho de todos vocês prefeitos integrantes do CONSAÚDE. É muito importante para nossa área da saúde que tenhamos um Conselho de Prefeitos forte e unido. O grande objetivo do Conselho é essa união política em prol da saúde do Vale do Ribeira e é com isso que contamos sempre. Nós cuidamos da parte técnica e precisamos do respaldo político de vocês. Contamos com a ajuda de todos e que sejamos vitoriosos.”

Diretora Superintendente do CONSAÚDE, MARIA CÁRMEN AMARANTE BOTELHO, durante posse do novo presidente do Consórcio

 

“Participar das decisões do Consaúde é ter compromisso com a saúde pública do Vale do Ribeira. Os órgãos gerenciados pelo Consórcio são referência para todos os municípios da região e precisam do apoio de todos os prefeitos.”

Prefeito de Registro Gilson Fantin falando sobre a presença fundamental do município nas decisões junto ao CONSAÚDE.