CONSAÚDE consolida-se como referência em gestão de qualidade

O CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul) se consolida, ano após ano, como gestor de unidades que são referência em atendimento de qualidade, correta aplicação dos recursos públicos e uma estrutura bem administrada. Na última avaliação do semestre, o Consórcio apresentou os números de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2018 para a Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em reunião realizada na capital paulista. Segundo o relatório de avaliação semestral da CGCSS, o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB) apresentou produção compatível com as metas estabelecidas pela CGCSS, cumpriu todos os pré-requisitos propostos pela CGCSS, perfazendo 100% e cumpriu todos os indicadores de qualidade propostos, perfazendo 100%. A avaliação representa o reconhecimento pela SES/SP do trabalho realizado pelo CONSAÚDE.

Neste ano, mais uma vez o Consórcio superou os números de atendimentos contratados pela SES-SP. O total de Atendimentos de Urgência contratados foram 24.000; o Pronto-Socorro do HRLB realizou 28.765, um acréscimo de 19,85%. Já o número de Cirurgias Ambulatoriais e no Hospital Dia contratado foi de 954 e o total realizado foi 1.141, um aumento de 19,6%.

O CONSAÚDE mantém e até mesmo supera o cumprimento das metas pactuadas junto à Secretaria de Estado da Saúde nos aspectos quantitativos e qualitativos. Nos primeiros seis meses deste ano houve aumento de 35,45% nos atendimentos realizados na Clínica Médica. Foram contratados pela SES-SP neste semestre, 660 atendimentos e, no total, foram realizados 894. O mesmo se dá no setor de Obstetrícia do Hospital, onde foram contratados 1.140 e houve 1.257 saídas, um crescimento de 10,26%. Na Ginecologia, foram realizados 2.225 atendimentos.

Os números revelam o compromisso do CONSAÚDE em manter o atendimento a toda população do Vale do Ribeira que necessita de um atendimento médico especializado.

O Hospital realizou ainda no primeiro semestre, 210.314 exames laboratoriais (aumento de 7,55%) e 12.622 sessões de hemodiálise. O número de atendimentos ambulatoriais foi de 23.026. A Oncologia realizou 2.262 atendimentos e a Neurocirurgia 1.809.

Já a Pediatria do HRLB registrou, de janeiro a junho de 2018, 241 saídas de pacientes. Na Clínica Médica, foram contratadas 660 e realizadas totalizaram 894, um aumento de 35,45%.

Na Maternidade do HRLB, o primeiro semestre mostrou um movimento importante, com 1.086 partos realizados. A unidade atende gestantes de todo o Vale do Ribeira, é credenciada pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde, sendo referência para gestação de alto risco, possui 7 leitos de UTI Neonatal, uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) com 7 leitos, uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINca) com 4 leitos, 10 leitos de centro obstétrico e 25 leitos no alojamento conjunto.

Em 2017, o HRLB foi renovado o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para funcionamento como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), o que permite que o Hospital seja referência para os atendimentos e tratamentos aos pacientes oncológicos. No primeiro semestre de 2018, foram realizadas 2.473 sessões de quimioterapia e hormonioterapia. O HRLB/CONSAÚDE foi contratado para realizar 2.400 tratamentos oncológicos, o que representou um aumento de 3,04%.

A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HRLB completou 20 anos de atividades neste mês de abril. São 9 leitos de UTI adulto e o trabalho de 28 técnicos de enfermagem, 5 enfermeiros, 7 médicos e 2 fisioterapeutas. A UTI adulto do HRLB, única na região, atende usuários de todo o Vale do Ribeira e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt, que liga os estados de São Paulo e Paraná. A Unidade é também retaguarda para os casos cirúrgicos que requeiram cuidados intensivos.

Em 2016 foram 442 internações na UTI; em 2017, 427 internações. Já no primeiro trimestre de 2018, 115 pacientes estiveram internados na UTI. A UTI do HRLB/CONSAÚDE possui indicadores de qualidade como a escala de Braden, que é uma ferramenta muito importante para prevenção e tratamento das lesões por pressão, e a escala de NAS (Nursing Activities Score) que fornece dados sobre a gravidade de pacientes, desempenho de atividades na Unidade e adequação de recursos humanos, subsidiando assistência segura e de qualidade.

Além disso, o CONSAÚDE mantém em seus serviços uma UTI Móvel, equipada e tripulada com profissionais médicos e de enfermagem, sendo um aporte no transporte inter-hospitalar em atendimentos que necessitam de cuidados intensivos para todos municípios do Vale do Ribeira.

O Hospital atende em urgências e emergências e ambulatórios as especialidades de alto risco, cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumatologia ortopédica, pediatria, neonatologia e urologia.

 

Compartilhe