CONSAUDE e Secretaria de Estado da Saúde (SES) discutem Humanização no Hospital Regional Vale do Ribeira

Reunião entre integrantes do HumanizaSES, Grupo de Humanização do HRVR e diretoria do Consórcio discutem o processo de humanizar o parto na unidade e melhorar o acolhimento de pacientes

Um caminho positivo se abre e vem ao encontro do grupo de humanização do Hospital Regional Vale do Ribeira,” foi uma das frases deixadas pelas integrantes da HumanizaSES, em encontro ocorrido, dia 26 de junho, entre o CONSAÚDE e a Secretaria quando as instituições trocaram ideias e perspectivas sobre projetos e iniciativas com o objetivo de aplicar um maior número de ações de Acolhimento e Humanização no setor Materno-Infantil do Hospital Regional.

Realizada no município de Pariquera-Açu/SP, a discussão pretendeu elucidar médicos e enfermeiros responsáveis pelos setores de UTI Neo, Materno Infantil e Ginecologia e Obstetrícia em criar e oficializar projetos junto ao Estado que darão suporte ao HRVR visando atender a implantação do processo de humanização e ações afins planejadas pela gestão. A SES abriu caminho para o envio desses projetos por parte do CONSAÚDE, incentivando e mostrando-se parceira para a implantação de novas medidas que beneficiem os pacientes do Vale do Ribeira e entorno.

Durante a reunião, a integrante da HumanizaSES, Dalva Hanai, dirigindo-se aos gestores do CONSAÚDE trouxe a seguinte constatação: “Vocês estão no caminho certo. A organização da equipe e o comprometimento da diretoria estão de parabéns. O desafio é muito grande devido a morosidade do processo. Mas o caminho é este”.

Foi constatado na reunião que o HRVR/CONSAÚDE já teria condições para implantar algumas medidas que beneficiam as parturientes e seu acolhimento, dentre elas: analgesia ao fim de determinados trabalhos de parto, criação de partogramas (o partograma é um gráfico onde são anotadas a progressão do trabalho de parto e as condições da mãe e do feto), colocação de bolas suíças (usadas para promover a posição vertical, a movimentação da mulher e a mobilidade pélvica durante o trabalho de parto), e incentivar e fornecer maior mobilidade as gestantes quando dentro da instituição, etc – todas com prévia análise para efetiva implantação e acompanhamento da Secretaria.

Em certa altura da reunião foi colocada em questão o tipo de Classificação de Risco realizada na instituição e a necessidade de trabalhar ainda mais o acolhimento dos pacientes, não só em seu momento de entrada na porta do hospital, mas também acompanhá-lo até sua alta.

Estiveram presentes na reunião pelo CONSAÚDE, sua diretora Superintendente, Maria Cármen,  a ouvidora Rosemeire Medeiros de Toledo, a diretora de RH, Sílvia Saletti. Como integrantes do HRVR estiveram presentes os médicos da equipe de GO , Inês Sati Okuyama Kawamoto e Alexandre Bitar, o diretor técnico, Fredy Amabile Paredes, a diretora de enfermagem do HRVR, Flávia Siqueira, e chefe dos ambulatórios, Claudinely Zaghi, a enfermeira Chefe da Seção Materno Infantil, Centro Obtétrico e Alojamento, Suely Petruf, e a enfermeira chefe da Seção de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, Neide Sales. Representando a Secretaria de Estado da Saúde, através do HumanizaSES, Dalva Hanai, Nilza Cármen e Sandra Cazon.

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12