CONSAÚDE e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado discutem projeto do novo hospital

Com o objetivo de agilizar a elaboração do projeto de construção do novo hospital de referência que substituirá o HRVR no atendimento às demandas regionais, foi realizado encontro entre os representantes da DRS-XII Registro, CONSAÚDE, corpo técnico do Hospital Regional Vale do Ribeira e os técnicos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), dias 19 e 20 de julho, em Pariquera-Açu/SP.

Durante sua estadia, os técnicos (engenheira e arquiteta) participaram de reuniões e realizaram um tour pelas dependências do HRVR visando obter informações essenciais para o esboço do pré-projeto da nova estrutura, levando em consideração a sua localização e as necessidades para a saúde nos próximos dez anos para a região.

Segundo a Diretora de Planejamento do CONSAÚDE, Bianca Sant’Anna, algumas determinações básicas para a elaboração do projeto já foram eleitas. “A melhor posição para construção do novo hospital e o destino a ser dado ao prédio antigo foram temas muito discutidos entre todos. Primeiramente, a idéia é manter a estrutura antiga e demolir as demais edificações anexas para poder promover uma melhor ventilação e iluminação daquela. De acordo com os encontros que realizamos, o novo hospital ficaria localizado onde atualmente está a cardiologia.”

O Diretor Técnico do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE), Dr. Edson Marques Manoel chamou atenção para a preocupação mostrada pela SES com o Vale do Ribeira, ao buscar a construção de um novo hospital. “Existe um grande empenho da Secretaria da Saúde em dar uma resposta adequada aos problemas da região, em função de projetar um hospital moderno e capacitado de acordo com as necessidades atuais e futuras do Vale do Ribeira.”

Pré-projeto

A princípio, a idéia é utilizar a estrutura antiga para criar um centro de estudo ou até mesmo para receber residências médicas. Todos os serviços administrativos e hospitalares ficariam na nova edificação. Além disso, é uma tendência dos arquitetos e técnicos da Secretaria preservar as fachadas e pavimentos antigos em função da valorização do patrimônio e da história das instituições, além de somar características do moderno com o tradicional.

Durante as conversações com o CONSAÚDE, DRS-XII e HRVR, os técnicos da SES anteciparam que a nova edificação terá no mínimo quatro (4) andares, com uma área aproximada de 20 mil m². A idéia é terminar o projeto até fim de 2011, o que possibilitaria o início das obras para 2012.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12