CONSAÚDE já arrecadou 2,4 t em doações para os atingidos pela enchente

Entre as muitas instituições, sociedade civil e heróis anônimos do Vale do Ribeira e de outras regiões do país que participaram da arrecadação e distribuição de donativos para os atingidos pela enchente no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira fez sua parte como ente público ao oferecer suas unidades para recebimento de doações e até mesmo compartilhando o senso de dever cívico junto aos funcionários buscando maior mobilização dos mesmos. Muitos destes, já com participação ativa na ajuda aos atingidos pela cheia do Ribeira de Iguape.

Entre os itens doados, grande destaque para roupas, seguidos de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza e água para as cidades de Eldorado, Iporanga e Ribeira. Até agora, o CONSAÚDE arrecadou aproximadamente 2,4 toneladas em doações, principalmente através de seus servidores e dos grupos de jovens, sempre mobilizados pelas causas sociais. A próxima cidade a receber as doações será Sete Barras, um dos municípios que mais sofreu com a enchente.

Das sete unidades que compõem o CONSAÚDE, as que mais arrecadaram donativos para os atingidos foram o Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), em Pariquera-Açu, o Hospital Regional de Itanhaém, no Litoral Sul, o Hospital Adhemar de Barros (ABA/CONSAÚDE), em Apiaí, e o Complexo Ambulatorial Regional (CAR), em Registro.

Dos donativos estocados na sede do Consórcio, em Pariquera-Açu/SP, a primeira entrega foi realizada na cidade de Iporanga/SP, dia 10 de agosto. Já a segunda ocorreu dia 16 de agosto, nos municípios de Eldorado e Iporanga, respectivamente. Naquele município os representantes do Consórcio foram recebidos pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Eldorado, Minilidia Teixeira de Oliveira que agradeceu o auxílio prestado pelo CONSAÚDE neste período de dificuldades ocasionado pela grande enchente que assolou o município.

“Quero agradecer a Superintendente Maria Cármen e todos os funcionários do CONSAÚDE por terem recolhido doações e terem trazido até aqui em Eldorado. Somos muito gratos ao auxílio prestado por todos vocês e pelo Vale do Ribeira, não só na saúde, mas também em momentos como esse em que nossa população tanto precisa.”

Já os mantimentos e demais itens recebidos no Hospital Adhemar de Barros em Apiaí/SP foram levados, dia 12 de agosto, através de caminhão, para a cidade de Ribeira/SP, também atingida pela enchente. A próxima etapa é organizar a destinação dos itens enviados pelo HRI/CONSAÚDE que já foram organizados e catalogados pelos funcionários da unidade. A previsão é que sejam destinados ao município de Sete Barras, um dos mais atingidos.

A iniciativa por parte do Consórcio ocorreu após a grande necessidade de mobilização das instituições e sociedade civil em prol dos mais de 12 mil desabrigados pela enchente. Sendo que em certos locais, o rio chegou a subir 15 metros acima do nível normal.

Os municípios mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias e que sofrem com a cheia do rio ribeira foram Ribeira, Registro, Iporanga, Itapirapuã Paulista, Eldorado e Sete Barras. Atualmente, as cidades enfrentam grande escassez de alimentos e água, sendo ainda necessárias as doações destes itens.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12