CONSAÚDE marca presença em evento sobre saneamento e saúde pública

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Barra do Turvo Dr. Jefferson Luiz Martins, o diretor-superintendente José Antonio Antosczezem, a diretora-administrativa Bianca Palfi e o procurador jurídico Dr. Adilson Guimarães participaram do evento “Saneamento para Cidades Inteligentes – Qualidade de Vida e Sustentabilidade” nesta segunda e terça-feira (24 e 25) em São Paulo, capital. Realizado com o apoio de consórcios parceiros, entre eles o CONSAÚDE, o encontro abordou a questão da regionalização como forma de promover o saneamento básico e a saúde em cidades brasileiras.

O evento é mais um passo dado para a implantação do projeto de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Vale do Ribeira, um convênio tripartite entre CONSAÚDE, Funasa e Cetesb. Este documento foi assinado no início do mês, em Brasília. O trabalho é pioneiro e tem início apenas com a participação de quatro consórcios, sendo um dos escolhidos o CONSAÚDE, por ser uma autarquia atuante na área da saúde e por estar devidamente regulamentada considerando a legislação vigente.

O evento “Saneamento para Cidades Inteligentes – Qualidade de Vida e Sustentabilidade” foi organizado pelo Instituto Movimento Cidades. Dividido em quatro painéis temáticos, com debates sobre gestão de resíduos, saneamento, infraestrutura e planos regionalizados, o evento contou com a presença de autoridades, entre elas o Secretário de Estado do Meio Ambiente Eduardo Trani, prefeitos, diretores de consórcios e gestores públicos que já vêm adotando ações com foco em projetos regionalizados para implementar melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

Na ocasião, foi apresentada a parceria entre o Instituto Movimento Cidades Inteligentes e os consórcios Ceriso, CIAS, Cirsop, CONSAÚDE, Codivar, Consimares e Somar, principalmente para projetos de gestão de resíduos e saneamento. O evento foi o primeiro de outros seis que irão ocorrer ao longo do ano nas regiões que abrangem os consórcios. A ideia que é os encontros seguintes tenham como foco a educação ambiental e grupos temáticos regionalizados voltados a saneamento básico e gestão de resíduos.

Abrindo os debates do evento, presidentes de empresas discutiram sobre a visão de CEO’s no cenário nacional de infraestrutura. Já no segundo painel do dia, o promotor de Justiça do Gaema Piracicaba, Ivan Carneiro, o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill e a pesquisadora e diretora do Centro de Tecnologia Geoambientais do IPT, Cláudia Teixeira abordaram planos e projetos regionalizados de saneamento para as cidades. Jonatas Garcia, CEO da Monteviso Capital, Luiz Antônio de Oliveira Júnior, especialista em regulação e fiscalização da Arsesp e André Iera, advogado especializado em direito público discutiram a importância da regulação e do compliance para o saneamento sobre o tema no terceiro painel do dia. O último painel debateu sistemas inteligentes para saneamento, com a presença de Vinícius Casseli, especialista em tecnologia para processamento e resíduos, Agostinho Ogura, diretor de inovações e negócios do IPT, Alexandre Lopes, CEO da AVIVA Ambiental e Newton de Lima Azevedo, CEO da Hydrus.

Compartilhe