Consaúde é palco de VI SIPAT Integrada

Funcionários participaram de dois dias de atividades com palestra, ginástica laboral, sorteio de brindes, concursos de adivinhação e de frases

O Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, foi palco da VI SIPAT Integrada, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de março, no auditório do Consaúde, em Pariquera-Açu, das 13 às 17 horas.

A SIPAT contou com palestra de representantes do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) do Vale do Ribeira e aulas de ginástica laboral com a fisioterapeuta Erli Rossini Simões. Para a animação dos participantes, teve sorteio de brindes, concurso de adivinhação de quantidade de grãos de milho em um recipiente de plástico, concurso de frases, distribuição de mudas de plantas, muita pipoca e sorvete para refrescar.

Participaram da semana funcionários das unidades do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), SAMU, Complexo Ambulatorial Regional (CAR) e Laboratório Regional. Cerca de 190 funcionários estiveram presentes. A SIPAT foi organizada pela gestão 2013/2014 e gestão 2014/2015 das CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do HRLB/SAMU e CAR/Laboratório Regional.

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 5, a realização da SIPAT é uma das atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), sendo necessária a sua organização anualmente.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador e é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5. Também de acordo com a NR 5, cabe ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessários ao desempenho de suas atribuições, garantindo tempo suficiente para a realização das tarefas constantes do plano de trabalho.

Diversão

Além do caráter educativo, a semana contou com atividades divertidas. Em relação à quantidade de grãos de milho no pote plástico, a vencedora foi a funcionária Arlete Claudio da Cunha Ribeiro. Ela afirmou que no recipiente havia 2.503 grãos. No pote foram colocados exatamente 2.510 grãos.

Do concurso de frases, ficou em 1º lugar a funcionária do setor de manutenção Daine Cristina Costa com a frase: “Ao parar de fumar, muitos irão te elogiar, seu pulmão irá respirar e sua vida melhorar”. Em  2º lugar ficou Anderson Mariano Bueno, do setor de conservação e limpeza, que escreveu a frase: “Parar de fumar é mais que uma escolha. É um gesto de amor por você”. Já em 3º lugar, foi eleita a frase de Anderson Mariano Bueno, funcionário do setor de conservação e limpeza. Ele escreveu: “Saúde não tem preço. Ame-se! Cuide-se! Pare de fumar!”.

Compartilhe