CONSAÚDE participa da 2ª Caravana da Acessibilidade

 Evento é promovido pela Secretaria  de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência

Inédita no Vale do Ribeira, mais precisamente na cidade de Pariquera-Açu/SP, a 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania trouxe à população regional o debate sobre questões relacionadas à educação inclusiva e mercado de trabalho para o público portador de deficiências e para os demais setores da população.

Para promover o debate e a conscientização em todo o Estado, foram organizados 10 (dez) seminários estrategicamente divididos. Com o apoio da Câmara Municipal e prefeitura municipal de Pariquera-Açu/SP, o evento realizado no dia 26 de novembro, no Centro de Eventos, contou com mais de 200 pessoas que mobilizaram-se da maioria dos municípios do Vale do Ribeira para integrar as discussões sobre inclusão social e cidadania.

O evento iniciou com o credenciamento dos presentes, com destaque para portadores de todos os tipos de deficiência provenientes da maior parte das cidades da região, além de vereadores, prefeitos, empresários e representantes de diversos órgãos do Estado, entre outros. Representantes do CONSAÚDE de diferentes setores como Comunicação Social, Enfermagem e Serviço Social estiveram presentes no evento para prestigiar e integrar o debate regional sobre o tema.

Marília Braga, chefe de enfermagem do HRVR/CONSAÚDE, prestigiou o evento, tanto por ser portadora de deficiência como profissional de saúde. “Foi um evento muito produtivo para quem participou, devido ao caráter bastante técnico que foi possível constatar. Além disso, chamou atenção a bela apresentação da banda da APAE, achei fabulosas as crianças. Acima de tudo, foi um encontro útil por trazer inúmeras informações, tivemos acesso a todo tipo de dados e discussões.”

Uma das presenças mais aguardadas foi a do Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, que representou a secretária Linamara Rizzo Battistela. Após uma breve apresentação da mesa do evento, com tradução simultânea para os portadores de surdes, através de uma profissional de Libras, foi a vez de uma das responsáveis pela organização do evento, Vera Muller, integrante da Adefipa (Associação dos Deficientes Físicos de Pariquera-Açu) ter a palavra e apresentar o tema da inclusão, surgimento e luta da entidade no município e região.

Outros temas como mercado de trabalho, Lei de Cotas, Educação Inclusiva e a apresentação de Projetos Municipais foram o pano de discussão para a 2ª Caravana. Destaque para a apresentação da banda da APAE Pariquera-Açu/SP. O próximo evento será realizado dia 10 de dezembro,em São Paulo/SP.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12