CONSAÚDE participa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Vale

O CONSAÚDE, numa parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e com o Parlamento do CODIVAR/UVESP auxilia na elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Vale do Ribeira 2018-2027. Os objetivos são atualizar as demandas e discutir as prioridades da região.

O trabalho consiste na análise de demandas dos 25 municípios em quatro eixos: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Meio Ambiente. Será criado ainda um manual baseado em um processo participativo que visa fortalecer os ambientes de governança.

As primeiras ações do Grupo de Trabalho (GT), formado por prefeitos e representantes das entidades, aconteceram junto aos alunos do curso optativo de Política Urbana e Regional da Universidade de São Paulo (USP). Os prefeitos Wilson Almeida (Iguape), Luciano Polaczek (Apiaí), Gabriel Rosa (Cananeia), o ex-prefeito Décio Ventura (Ilha Comprida) e o superintendente do CODIVAR Wilber Rossini palestraram sobre os desafios enfrentados e as expectativas de futuro. 

A partir da segunda quinzena de julho, estudantes da USP contribuirão com o planejamento estratégico territorial a partir de visitas técnicas nos municípios do Vale do Ribeira e Litoral Sul para encontros com prefeitos e gestores municipais a fim de aprofundar as informações sobre cada cidade. O trabalho será supervisionado pelo Presidente do Instituto Jus, Sinoel Batista. 

Compartilhe