CONSAÚDE realiza encontro de prematuros do HRLB

Em comemoração ao Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, 17 de novembro, o CONSAÚDE realizou o I Encontro de Prematuros do HRLB, em Pariquera-Açu. O evento aconteceu nesta quinta, 17, no auditório do Consórcio, com a presença de mães e pais que tiveram os bebês prematuros na Maternidade do Hospital. Claro, contou com a ilustre presença das crianças, todas saudáveis e com muita história para contar.

Durante o encontro, organizado pela Coordenação de Enfermagem da UTI Neonatal, teve palestras educativas para as mães profissionais da UTIN E UCIN, depoimentos emocionantes e brincadeiras para as crianças. A data tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros e informar sobre as consequências para o bebê, sua família e a sociedade, conscientizando as pessoas sobre a importância da prevenção.

A abertura do evento contou com mesa de honra formada pelos diretores do CONSAÚDE e representantes da UTU Neonatal. Estiveram presentes no Encontro o Diretor-Superintendente José Antônio Antosczezem, o Diretor Técnico Dr. Marcio José Mendes Bazzo, a diretora de Recursos Humanos Leiri Cristina Kozikoski, o Médico Chefe da Unidade Neonatal, Dr. Ricardo Matias de Souza e a Coordenadora de Enfermagem da Unidade Neonatal, enfermeira Vera Lisboa Collaço.

O Diretor-Superintendente do Consórcio, falou da importância do trabalho realizado no Hospital. “Temos excelentes profissionais, que fazem a diferença na história de muitas famílias. Prova disso é este Encontro, com a presença de tantas pessoas e crianças que passaram pela nossa UTI Neonatal e que hoje estão saudáveis, com histórias de superação para contar”, disse.

O evento trouxe palestras importantes para os pais que estiveram presentes no evento. A médica neonatologista Dra. Cristina Marli Villas Boas apresentou a história do setor do HRLB de 2002 a 2016. Logo após, houve palestra com o tema “Humanização no Atendimento ao Bebê Prematuro”, com o médico neonatologista Dr. Alison Rene.

Os participantes ainda tiveram uma aula sobre nutrição, com receitas simples e que ajudam no desenvolvimento das crianças. “Introdução Alimentar na Primeira Infância”, com o nutricionista Ricardo Ogawa, especialista em nutrição funcional esportiva e fitoterapia aplicada à nutrição. Na sequência, foi a vez da fonoaudióloga Drielly Pereira Costa Burkowski, Especialista em Transtornos de Aprendizagem, que falou sobre “Desenvolvimento e Aprendizagem”. “Acidentes Domésticos na Primeira Infância” foi o tema de palestra do médico neonatologista –   Dr. Ricardo Matias de Souza, que deu dicas preciosas para que as famílias possam evitar acidentes com as crianças.

O ponto alto do I Encontro de Prematuros foi com o depoimento de uma família. O tema “O Milagre da Vida” contou a trajetória do prematuro Clecio Lourenço dos Santos Filho, hoje com 11 anos e que tem uma história de superação. Ele e sua mamãe agradeceram todo o apoio que receberam das equipes da UTI Neonatal, cuidados que fazem muita diferença na alta dos bebês.

Finalizando as atividades de troca de conhecimentos, e fisioterapeuta e Especialista em Transtornos de Aprendizagem Cláudia Batista Barros organizou uma Roda de Atividades com as Mães, ensinando noções de massagem terapêutica para acalmar os pequenos.

Para as crianças, teve brincadeiras, lanche e muita diversão. A organização do evento também sorteou brindes entre os participantes. Foram momentos de muita alegria, emoção e de reencontro. De acordo com Neusa Balbo, Diretora de Enfermagem, “o evento demonstra a integração que existe entre as famílias e nossas equipes de saúde. Aqui, enfrentando as dificuldades, criamos laços para a vida toda”, afirmou.

O I Encontro contou com o apoio de todos funcionários do HRLB e de voluntários, que fizeram do evento uma grande festa.

Compartilhe