CONSAÚDE realiza primeira reunião do ano com representantes eleitos

Na primeira reunião realizada em 2011, o CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira), através de sua diretoria e superintendência, apresentou ao novo presidente, sua vice e representante do conselho fiscal, os números de atendimentos de 2010, a forma de funcionamento de suas inúmeras unidades e os serviços oferecidos pelo Consórcio, além das perspectivas para o futuro da instituição.

O encontro ocorreu, em 7 de fevereiro, no município de Pariquera-Açu, e contou com a presença dos representantes das seguintes unidades: Laboratório Regional, Hospital Regional de Itanhaém, Hospital Dr. Adhemar de Barros, Hospital Regional Vale do Ribeira, Complexo Ambulatorial Regional e SAMU Vale do Ribeira. Soma-se a presença da diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, e dos representantes eleitos da gestão 2011 do Consórcio, o presidente e prefeito de Apiaí Emílson Couras da Silva, a vice-presidente e prefeita de Sete Barras, Nilce Miashita, e a vice-presidente do Conselho Fiscal e prefeita de Iguape, Elizabeth Negrão.

O médico e prefeito de Apiaí foi eleito por unanimidade pelo conselho de prefeitos do Vale do Ribeira, em dezembro do ano passado, e desde então tem participado de constantes encontros com a superintendência, sempre acompanhando os trabalhos desenvolvidos. A reunião serviu para apresentar um relatório sucinto e dinâmico da estrutura do Consórcio de saúde aos seus novos representantes e mostrar seu desempenho durante uma década de serviços prestados à saúde pública do Vale do Ribeira e Litoral Sul. Na ocasião, cada diretor apresentou sua respectiva unidade e forneceu um relatório de atividades.

Durante a reunião foi discutida a proposta de reajuste, em 50%, no aluguel do prédio do Complexo Ambulatorial Regional (CAR), que atende toda a demanda regional, quando o presidente do CONSAÚDE se comprometeu em levar à prefeita de Registro, Sandra Kennedy, a possibilidade de conseguir um espaço no município para abrigar o ambulatório e os atendimentos de todas as especialidades nele existentes. Já que o mesmo não atua somente com a área de saúde mental, como também com: demartologia, neurologia, fisiatria, entre outras especialidades. Além desta pauta, foram também falados o aumento de envio de recursos para o Hospital Dr. Adhemar de Barros, a próxima reunião do conselho de prefeitos, entre outros assuntos.

A vice-presidente do conselho fiscal do CONSAÚDE e prefeita de Iguape, Elizabeth Negrão, aproveitou para parabenizar toda a diretoria e a superintendente pelo trabalho realizado até então. “Vejo que a diretoria e a Maria Cármen fizeram um grande trabalho. Parabéns a todos por esta estrutura consolidada. O prefeito Emílson tem todo o respaldo para dar início a sua gestão. Parabéns a todos.” Para a vice-presidente do Consórcio, Nilce Miashita, a equipe do da instituição está de parabéns e aproveitou para destacar a grandeza da mesma. “Chamo a atenção para quando chegamos ao HRVR para esta reunião e observamos tamanha estrutura e grandeza. Esta é uma equipe muito competente. Parabenizo a superintendente Maria Cármem. Só tenho a agradecer tudo que já foi feito.”

A vice-presidente do CONSAÚDE chamou atenção para a necessidade dos municípios “ajudarem mais”, auxiliando o Hospital Regional Vale do Ribeira ao enviar pacientes em situação de risco e que realmente necessitem de atendimento caracterizado como alta complexidade, evitando assim, uma demanda de pacientes clínicos sem necessidade de atendimento em um hospital de referência, fornecendo maior atenção básica nos municípios.

Encerrando a reunião entre os integrantes do Consórcio, o presidente do CONSAÚDE, Emílson Couras da Silva aprovou a troca de idéias, abordando a necessidade de realizar com freqüência tais reuniões para mostrar ainda mais a coesão e força da instituição. “Vamos seguir trabalhando juntos. Falar mais, ajudar mais. Desejo estar em contato constantemente com todas as questões da instituição. Sempre fazendo as coisas com justiça e critério, sendo um presidente sempre presente, atuante e participativo. Estar sempre informado e ser conhecedor da instituição.”

Atualmente, 26 municípios fazem parte do CONSAÚDE, que atende uma população de 568.416 habitantes, abrangendo regionais de saúde de São Paulo, Sorocaba, Santos e Registro, além de regiões geográficas diversas, tais como: Vale do Ribeira, Litoral Sul (Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá) e cidades da grande São Paulo (Juquitiba e São Lourenço da Serra).

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12