CONSAÚDE realiza reunião com prefeitos do Alto Vale sobre saúde na região

Pautas como o gerenciamento do P. Socorro do Hospital Dr. Adhemar e convênio com Secretaria de Estado da Saúde foram temas principais do encontro

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, executivos e legislativos municipais do Alto Vale, lideranças, o assessor do deputado estadual Samuel Moreira e convidados estiveram reunidos discutir a situação da saúde na região do Alto Vale, dia 28 de fevereiro, na cidade de Barra do Chapéu. A necessidade de reorganização da rede assistencial em saúde na região tem sido tema constante nas pautas entre CONSAÚDE, os municípios (Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira) e o governo do Estado. O Consórcio de saúde gerencia o Hospital Dr. Adhemar de Barros desde 2010 no que demonstrou esforço e diálogo constante com todos os envolvidos na reestruturação do atendimento no Hospital, assim como capitalizando novas melhorias na unidade desde que a parceria teve início. Os municípios desde o começo do acordo entre a Associação Beneficente de Apiaí e a Secretaria Estadual da Saúde (S.E.S.) comprometeram-se em arcar com sua contrapartida (investimentos municipais) para auxiliar na manutenção do Hospital de Apiaí. Porém tal situação não se concretizou, acarretando diversas dificuldades no que diz respeito aos recursos para a saúde regional. O encontro do dia 28 teve esta situação como pano de fundo, dando destaque para o uso do P.Socorro por parte de todos os municípios, o que teoricamente seria de uso somente da cidade de Apiaí. Já que de acordo com a S.E.S, os municípios tem responsabilidade no atendimento primário aos seus pacientes de origem, ou seja, seus habitantes. Porém, a grande maioria de casos são enviados para o Hospital Dr. Adhemar Barros, localizado em Apiaí,  comprometendo em diversas situações a qualidade do atendimento devido a grande demanda. Para o presidente do CONSAÚDE, Sérgio Myashiro, “(...) é importante e urgente que os municípios colegas do Alto Vale definam logo a situação para que o convênio com o governo do Estado possa ser posteriormente renovado.” Novas reuniões continuarão a ser realizadas para resolver a situação da saúde no Alto Vale. Na ocasião, prefeitos e membros do executivo regional marcaram reunião para a próxima semana junto ao Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI), órgão representativo da S.E.S., para oferecer uma proposta ao Estado visando um acordo entre todas as partes. (foto: Ananias Rodrigues)

Novas reuniões continuarão a ser realizadas para resolver a situação da saúde no Alto Vale.  (foto: Ananias Rodrigues)

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, executivos e legislativos municipais do Alto Vale, lideranças, o assessor do deputado estadual Samuel Moreira e convidados estiveram reunidos discutir a situação da saúde na região do Alto Vale, dia 28 de fevereiro, na cidade de Barra do Chapéu.

A necessidade de reorganização da rede assistencial em saúde na região tem sido tema constante nas pautas entre CONSAÚDE, os municípios (Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira) e o governo do Estado. O Consórcio de saúde gerencia o Hospital Dr. Adhemar de Barros desde 2010 no que demonstrou esforço e diálogo constante com todos os envolvidos na reestruturação do atendimento no Hospital, assim como capitalizando novas melhorias na unidade desde que a parceria teve início.

Os municípios desde o começo do acordo entre a Associação Beneficente de Apiaí e a Secretaria Estadual da Saúde (S.E.S.) comprometeram-se em arcar com sua contrapartida (investimentos municipais) para auxiliar na manutenção do Hospital de Apiaí. Porém tal situação não se concretizou, acarretando diversas dificuldades no que diz respeito aos recursos para a saúde regional.

O encontro do dia 28 teve esta situação como pano de fundo, dando destaque para o uso do P.Socorro por parte de todos os municípios, o que teoricamente seria de uso somente da cidade de Apiaí. Já que de acordo com a S.E.S, os municípios tem responsabilidade no atendimento primário aos seus pacientes de origem, ou seja, seus habitantes. Porém, a grande maioria de casos são enviados para o Hospital Dr. Adhemar Barros, localizado em Apiaí,  comprometendo em diversas situações a qualidade do atendimento devido a grande demanda.

Para o presidente do CONSAÚDE, Sérgio Myashiro, “(…) é importante e urgente que os municípios colegas do Alto Vale definam logo a situação para que o convênio com o governo do Estado possa ser posteriormente renovado.”

Novas reuniões continuarão a ser realizadas para resolver a situação da saúde no Alto Vale. Na ocasião, prefeitos e membros do executivo regional marcaram reunião para a próxima semana junto ao Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI), órgão representativo da S.E.S., para oferecer uma proposta ao Estado visando um acordo entre todas as partes.