Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE realiza primeira agenda de 2012

Entre os assuntos discutidos: união entre os municípios membros, concurso para o AME e Rede Lucy Montoro, além de apresentação de balancetes e prestação de contas de 2011

Com o objetivo de discutir principalmente questões relativas ao quadro de pessoal das unidades AMERede Lucy MontoroHRI e HRVR, assim como aprovar o Balanço Geral do exercício de 2011 e a situação da manutenção da unidade filantrópica de Apiaí/SP, foi realizada em Pariquera-Açu/SP, cidade sede do Consórcio, dia 9 de abril.

Entre as muitas pautas discutidas e aprovadas por unanimidade pelos prefeitos e representantes municipais presentes: o pagamento dos contratos de rateio dos municípios e respectivas cobranças dos inadimplentes, situação das leis ratificadoras dos contratos, a eleição do Comitê executivo e de planejamento dos vários eixos regionais que compõem o CONSAÚDE, apresentação do Balanço Geral do exercício de 2011, aprovação do quadro de pessoal para as unidades Ambulatório Médico de Especialidades e Rede Lucy Montoro, visando o concurso público, assim como a alteração do quadro de pessoal do HRI e HRVR para tornar o serviço mais eficiente e em acordo com normas estipuladas pela Vigilância Sanitária.

Concursos em vista

Uma das primeiras pautas aprovadas no Conselho de Prefeitos do dia 9 de abril foi a apresentação e posterior aprovação do plano de cargos para o quadro de pessoal do Ambulatório Médicos de Especialidades e Rede Lucy Montoro. Os novos 199 e 59 cargos, respectivamente, do AME e Rede de Reabilitação Lucy Montoro, serão preenchidos por meio de concurso público que abrangem cargos tanto técnicos quanto administrativos.

O início das atividades das duas novas unidades está previsto para Janeiro de 2013, ou seja, o concurso será realizado ainda este ano, mais precisamente no 2º semestre de 2012 – posicionamento este estabelecido pela própria Secretaria de Estado da Saúde (SES). Logo após foi aprovada a readequação de carga horária de determinados cargos do HRVR e HRI para organização do quadro de funcionários em respeito a novas exigências tanto externas quanto internas à instituição.

União

Segundo Maria Cármen Amarante Botelho, Diretora Superintendente do CONSAÚDE, foi importante definir com antecedência o plano de cargos projetados para as novas unidades já pensando em seu funcionamento e também na necessidade de união entre todos para facilitar o andamento das demandas da saúde regional.

Alinhando discurso com a Superintendente, os prefeitos e presidentes do CONSAÚDE e CODIVAR, respectivamente, Emílson Couras e Merce Hojeije, solicitaram a união de todos os pares e integrantes dos executivos municipais para lutarem juntos não só pelas demandas na saúde regional, como também em outros setores, e para que todos mobilizassem o legislativo estadual para obter maior apoio.

De acordo com ambos, a maior união entre todos os municípios integrantes do Consórcio em prol de reivindicações coletivas consolida o poder político da instituição e de seus membros perante o governo do Estado, o que facilitaria as negociações. Entre as reivindicações discutidas: recursos para investimentos no Hospital de Apiaí e na saúde regional, com destaque para a compra de ambulâncias e outros serviços essenciais.

Já o prefeito de Ilha Comprida, Décio Ventura, propôs a criação de uma agenda “mais completa possível”, com destaque para a presença de todos os prefeitos nas reivindicações e futuras reuniões.

Além da diretoria do CONSAÚDE, estiveram presentes os prefeitos de Apiaí (Emilson Couras da Silva), Juquiá (Mercê Hojeije), Jacupiranga (Jessé), Cajati (Luiz Henrique Koga), Eldorado (Donizete de Oliveira), Pariquera-Açu (Zildo Wach), Cananéia (Adriano), Iguape (Elizabeth Negrão),  Ilha Comprida (Décio Ventura) e Sete Barras (Nilce Miashita). Itanhaém, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Peruíbe enviaram representantes. Os demais municípios integrantes não enviaram representantes.


Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12