Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE realiza reunião e decide pela união regional em prol da saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul

Pautas como a implantação de um Samu regional e a ampliação do HRLB, além de investimentos no setor foram debatidas por chefes do executivo e gestores de saúde

Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE reuniu-se em Pariquera-Açu/SP, dia 30 de agosto.

Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE reuniu-se em Pariquera-Açu/SP, dia 30 de agosto.

Em Pariquera-Açu/SP, dia 30 de agosto, realizou-se a reunião do Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE. Entre os muitos assuntos discutidos e os diversos caminhos apontados como soluções, um único pensamento para resolvê-los de maneira regional foi unânime, a busca pela união. A necessidade de todos os prefeitos reivindicarem juntos as demandas da saúde em relação ao governo do Estado e buscar o apoio do presidente da Assembleia Legislativa de SP, o deputado estadual Samuel Moreira, será o passo decisivo para uma melhor resolutividade no setor.

A busca pelo fortalecimento da saúde regional se fez presente durante a discussão de todas as pautas do Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE: a implantação de um serviço de 192 regional, a reforma e ampliação do HRLB/CONSAÚDE, a conclusão das obras do Ambulatório Médico de Especialidades e da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, os contratos de rateio entre Consórcio e municípios, as mensalidades dos mesmos, e o futuro do convênio entre CONSAÚDE e Associação Beneficiente de Apiaí (ABA), que administra o Hospital Dr. Adhemar de Barros em Apiaí. Soma-se a todas estas demandas a discussão sobre novos investimentos na saúde regional, tanto em recursos como em infraestrutura.

Para o presidente do CONSAÚDE e prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, “a união de esforços é a única saída para o Vale do Ribeira garantir uma saúde de qualidade.” O discurso do presidente do Codivar e prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, acompanhou ao do colega. Para Macedo: “Esta mais do que na hora de todos os prefeitos do Vale do Ribeira e do Litoral Sul, integrantes do Consórcio de Saúde tomarem uma atitude e todos juntos realizarem agendas junto ao governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde”

A alternativa para fortalecer ainda mais a voz dos prefeitos do Vale do Ribeira e muitas vezes citada na reunião foi a necessidade de somar esforços junto ao representante regional no legislativo paulista, o deputado estadual Samuel Moreira. Questão reiterada pela diretora superintedente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho: “ O presidente da Alesp, Samuel Moreira, tem acompanhado continuamente o trabalho realizado pelo CONSAÚDE, além de realizar gestões junto ao Estado buscando mais investimentos neste setor que é tão carente de recursos em todo o país.”

Dessa forma, o próximo passo do Codivar e CONSAÚDE será a mobilização regional junto ao governo do Estado com o objetivo de solucionar as múltiplas demandas do setor de saúde, tanto no Vale do Ribeira quanto na microrregião do Litoral Sul.

Além dos municípios e seus prefeitos, Apiaí (Ari Knor), Barra do Chapéu (Eduardo Fillietaz), Barra do Turvo (Henrique Barbosa), Cajati (Luiz Koga), Presidente do Codivar e prefeito de Jacupiranga (José Cândido Macedo), Juquiá (Mohsen Hojeije), Presidente do CONSAÚDE e prefeito de Pedro de Toledo (Sérgio Miyashiro), Registro (Gilson Fantin) e Sete Barras (Ademir Kabata), estiveram presentes o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS XII), Nilson Rezende, a diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, diretores e secretários municipais de saúde, diretoria do CONSAÚDE, assim como o diretor técnico do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, unidade de referência hospitalar da região. As cidades de Cananéia, Eldorado, Itanhaém, Pariquera-Açu, Peruíbe e Tapiraí enviaram representantes.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12