Consulta especial marca o 10º aniversário do Ambulatório da Terceira Idade do HRVR-Consaúde

Regional- O médico Antônio Ivam Silva,especialista em terceira idade, comemorou os dez anos de atendimento do Ambulatório Multidisciplinar da Terceira Idade do HRVR-Consáude de uma maneira muito especial: marcou uma consulta com a primeira paciente do Ambulatório, Margarida Fagundes Geraldo, 77 anos, exatamente no dia do aniversário do serviço: 14 de abril.
Moradora na Vila Clementina, em Pariquera-Açu, Margarida é considerada pelo médico como exemplo de cuidado com a saúde. “Ela nunca faltou a nenhuma consulta, realiza todos os exames preventivos e, dentro do quadro da idade, tem uma boa saúde”, comemorou o médico. Segundo ele, o Ambulatório se orgulha de manter padrões similares de qualidade aos serviços de ponta da Geriatria como o Hospital das Clínicas e o Hospital do Servidor Público.
Para Margarida, os dez anos de controle preventivo da saúde elevaram o médico Ivam à condição de amigo.Margarida é casada há 61 anos com Domingos Geraldo, 80 anos, tem três filhos, 9 netos e 12 bisnetos. Procura ir a pé ao consultório para se exercitar, realiza Mamografia e todos exames preventivos e sabe a importância de cuidar bem do corpo: “Sem saúde, a gente não é nada”.
O médico Ivam afirma que exemplos como o de Margarida o incentivam a fazer o melhor para que a terceira idade tenha qualidade de vida. ”O que a geriatria quer fazer é acrescentar vida aos anos que a pessoa vai viver”,afirmou. Segundo ele, a longevidade hoje é uma realidade. “A maior parte dos nossos pacientes passa dos 70 anos, há muitos com mais de 90 anos e dois ou três com mais de 100 anos de idade. Importante destacar que a maior parte está lúcida e exercendo as atividades diárias”, afirmou.
No Ambulatório, os pacientes contam com controle preventivo da saúde a cada três meses, atendimento em ginecologia, urologia e, para os hipertensos, obesos e diabéticos, há orientação especial de nutricionistas.
O médico Ivam destacou que é preciso que a terceira idade tome consciência da força e da importância que têm no contexto político e social: “Entre 10 a 15% da população é de idosos com mais de 60 anos. É como um elefante enorme que não sabe a força que tem. É preciso tratá-los com honestidade e dar-lhes a chance de viver com qualidade, com saúde”, afirmou.
A superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, parabenizou os médicos, profissionais e os usuários pelo 10º aniversário do Ambulatório “É motivo de grande honra estar trabalhando há dez anos pela qualidade de vida e pela saúde da terceira idade do Vale do Ribeira. O Consórcio se empenha para promover o melhor atendimento possível à terceira idade”, afirmou.

Serviço
Ambulatório de Especialidades da Terceira Idade do HRVR-Consaúde
Atendimento- segundas, terças, quintas e sextas, das 8 às 12 horas
Faixa etária – População com mais de 65 anos.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12