Diretores do CONSAÚDE se reúnem com Deputado Federal Samuel Moreira

O diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antosczezem e a diretora administrativa Bianca Palfi reuniram-se na sexta-feira (1º) com o deputado federal Samuel Moreira. O encontro aconteceu em Registro e teve como pauta o trabalho do CONSAÚDE no desenvolvimento da saúde regional.

Dentre os assuntos discutidos, o papel do CONSAÚDE neste momento importante para o Vale do Ribeira, que é a implantação do Programa Vale do Futuro, do qual o Consórcio faz parte. A iniciativa prevê investimentos em educação, infraestrutura, saneamento básico, turismo, fomento econômico e saúde. Em novembro, um investimento de R$ 40 milhões deve ser feito para complementação e finalização do novo prédio do HRLB/CONSAÚDE, com entrega prevista para o final de 2021.

As autoridades conversaram também sobre as perspectivas dos consórcios públicos. O consorciamento entre municípios é, atualmente, um assunto amplamente discutido nas esferas estadual e federal, uma vez que prevê uma gestão mais transparente. Inclusive, a Assembleia Legislativa de São Paulo criou uma Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios e Associações Intermunicipais, com objetivo de fomentar e incentivar os gestores municipais a se organizarem em consórcios públicos para atender determinações legais e melhorar a qualidade do gasto e a eficiência dos serviços públicos.

Aproveitando a ocasião, o diretor-superintendente apresentou ao deputado importantes demandas junto ao governo federal, em especial a implantação do Serviço de Radioterapia no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE). Moreira, que vem se empenhando desde o início do processo, comprometeu-se a acompanhar de perto o andamento da implantação junto ao Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de CiênciaTecnologia e Insumos Estratégicos.

A área para a construção do Serviço de Radioterapia foi definida pelo CONSAÚDE e aprovada pela Cetesb. A licitação para a elaboração do projeto de arquitetura e engenharia e para a aquisição dos aceleradores lineares já foi concluída. Após esta etapa, deve ser feita a licitação para a construção do novo prédio. Ao CONSAÚDE caberá dispor de recursos humanos, garantindo a operacionalização e manutenção dos serviços de radioterapia necessários ao atendimento da população.

“Tivemos uma boa reunião, bastante produtiva, em que ficou clara a disposição do deputado Samuel Moreira em apoiar o CONSAÚDE e os municípios consorciados. É muito importante poder contar com o apoio de uma autoridade como o deputado Samuel, comprometido com o desenvolvimento do país, um político de destaque nos cenários estadual e federal e que tem um trabalho claramente voltado às necessidades da população brasileira e que nutre um carinho e atenção especiais pelo Vale do Ribeira”, disse o superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem.

Compartilhe