DRS – XII e CONSAÚDE realizam reunião sobre humanização

Instituições pretendem intensificar a implantação de medidas de humanização no HRLB e demais unidades de saúde da região

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua retomou na última segunda-feira, dia 29, as reuniões sobre humanização no atendimento entre os integrantes do grupo de humanização do Departamento Regional de Saúde da região de Registro (DRS-XII) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira.

O objetivo é colocar em prática a Política Nacional de Humanização (PNH) e Estadual (PEH) no HRLB/CONSAÚDE que visam fortalecer as práticas na instituição promovendo a atenção a áreas temáticas, tais como, humanização da assistência ao parto, saúde do idoso, saúde mental, etc. Soma-se a isso um maior estreitamento entre as unidades de saúde, considerando as regionais de saúde, no caso a DRS-XII Registro, e qualificar o SUS para fornecer um melhor atendimento aos pacientes do serviço. Presente na reunião, a diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, “(…) vamos retomar o engajamento para implantação da Política Nacional Humanização que vai ser implantada no HRLB e aproximar-se junto a DRS XII e demais atores a rede de humanização no Vale do Ribeira de uma maneira articulada,” afirmou.

Integrantes da DRS-XII e CONSAÚDE reunidos em Pariquera-Açu/SP.

Integrantes da DRS-XII e CONSAÚDE reunidos em Pariquera-Açu/SP.

Já para a articuladora de humanização da DRS/SES, Regina Célia Campos Fernandes Bojczuk, a reunião teve como  objetivo alinhavar os trabalhos a partir do mapeamento de humanização e elaboração do Plano de Humanização. As Políticas de Humanização  qualificam a atenção a saúde e   facilitam uma mudança na cultura e no modelo de gestão das organizações de saúde promovendo integração entre todos envolvidos: gestores, profissionais de saúde e usuários.

“Temos como meta trabalhar em rede. DRS, Prestadores e Municípios compondo uma rede eficiente de atenção a saúde.” Durante a reunião foi marcada um novo encontro para o próximo dia 1º de fevereiro.

Outras agendas foram previamente marcadas para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, e 1º de março, com o objetivo de implantar uma ‘Oficina’ junto aos funcionários do HRLB que estejam dispostos a saber “como funciona e o que são” as políticas de humanização e conseqüentemente colocá-las em prática.

Além da diretora superintendente do CONSAÚDE e da articuladora da SES/DRS XII, estiveram também presentes na reunião sobre humanização, o diretor técnico do HRLB, Freddy Paredes, a diretora de enfermagem, Marlene Uehara Moritsugu, a diretora do Complexo Ambulatorial Regional (CAR), Elizabeth Manoel, a ouvidora do CONSAÚDE, Rosemeire Medeiros, a chefe do ambulatórios do HRLB, Claudinelly Zaghi, e a diretora do Núcleo de Humanização do DRS XII, Fabiana Patucci.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12