Fisioterapeuta do HRVR-Consaúde alertou para a importância dos exercícios físicos na prevenção de acidentes

Tome uma decisão. Não adie o início das atividades físicas para a “segunda-feira” seguinte. É sua saúde que está em jogo.

Regional – Ao iniciar a palestra “Alongamento e Dinâmica de Grupo”, na quinta 15/05, no auditório do Consaúde, o fisioterapeuta do HRVR-Consaúde, Gilberto Issamu Kumura, perguntou à queima roupa aos profissionais que integram as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do HRVR-SAMU/Consaúde e do Complexo Ambulatorial Regional (CAR)/ Laboratório Regional: quantos praticavam exercícios físicos regularmente. Da platéia composta por cerca de 30 pessoas, apenas quatro levantaram as mãos.
A resposta não assustou Gilberto Kumura. Segundo ele, o reduzido número de praticantes de atividades físicas reflete a realidade da maior parte das pessoas, que não incluem os cuidados com o bem estar do próprio corpo em seu dia-a-dia. Ou melhor: sabem de sua importância, mas adiam o início dos exercícios para a “segunda-feira”. “Caminhada, prática de esportes, ginástica e alongamentos contribuem para a prevenção de uma série de doenças. Elas são benéficas para a saúde, melhoram o condicionamento físico, a área cardiovascular, muscular, óssea, respiratória e até o humor”, esclareceu o fisioterapeuta.
Sem as atividades, os problemas mais comuns são bem conhecidos: dores nas costas, tendinite, bursite e muitas outras “ites” que tiram o sossego dos trabalhadores: “Má postura, falta alongamento dos músculos e de exercitar o corpo criam as condições ideais para essas dores, que podem ser de fácil prevenção”, orientou. Segundo ele, recomenda-se atividades físicas freqüentes pelo menos duas ou três vezes por semana.
Após a teoria, o fisioterapeuta Gilberto Kumura comandou uma sessão de alongamento e dinâmica de grupo com os profissionais das CIPAs. Os mais sedentários reclamaram, mas não tiveram como fugir. Gilberto foi um dos palestrantes do Treinamento dos profissionais das CIPAs das Unidades do Consaúde, realizado nos dias 5, 6, 7, 15 e 16 de maio, no auditório do Consórcio. Com vinte horas de duração, o Treinamento contou com diversas palestras, projeção de filmes educativos, análise de dados estatísticos e muita informação.

Ginástica Laboral no HRVR-Consaúde– Com o objetivo de reduzir os impactos negativos à saúde causados falta de atividades físicas, a superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, anunciou a parceria com a União das Instituições de Serviço de Ensino e Pesquisa (UNISEP) para a prática da Ginástica Laboral para todos os profissionais do HRVR-Consaúde. Atualmente, os universitários do Curso de Fisioterapia da UNISEP realizam estudos junto aos diferentes setores do Hospital para identificar as dificuldades e as demandas.
A Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante quinze minutos em horário do expediente. Também chamada “período de ouro” por sua importância para a saúde, a Ginástica tem como objetivo minimizar os impactos negativos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador. No HRVR-Consaúde, ela deve começar em breve.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12