Ginástica Laboral: mais saúde no CONSAÚDE

Iniciativa implantada há quase dois anos em unidades do CONSAÚDE trouxe melhor qualidade de vida aos trabalhadores

A Ginástica Laboral é uma prática nova no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e seu objetivo principal é trazer melhor qualidade de vida aos servidores, tanto na questão física, mental e social.

A atividade física desenvolvida durante alguns minutos em local de trabalho exerce uma influência benéfica na reeducação postural, alívia o estresse e traz ao trabalhador a valorização das atividades físicas como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos), por exemplo, tendinites, bursites, mialgias, entre outras inúmeras doenças, e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), especificamente causadas pelo trabalho, porém ambos os conceitos se assemelham para muitos pesquisadores.

Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional realizada. A Ginástica Laboral procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando.

Muitos que visitam o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, Complexo Ambulatorial, SAMU Vale do Ribeira, Laboratório Regional, Centro Formador de Recursos Humanos, todos integrantes do CONSAÚDE, deparam-se com grupos de servidores realizando atividades físicas durante a jornada de trabalho.

Segundo a fisioterapeuta Erli Rossini Simões, responsável pela atividade no Vale do Ribeira, os resultados positivos são evidentes. “Além de realizarem a ginástica laboral, os servidores do CONSAÚDE tem procurado atividades fora das oferecidas no local de trabalho, o que demonstra interesse e uma repercussão gratificante do trabalho que estamos realizando.”

A profissional destaca que um dos motivos para o sucesso da atividade é a interação possibilitada entre os servidores e a possibilidade de um momento de descontração, ao tornar o cotidiano no ambiente de trabalho mais dinâmico e principalmente aliviando o stress diário. “Estamos lidando com colaboradores de inúmeros setores e cargos, que tem em comum o trabalho no segmento no setor de saúde, o que muitas vezes reflete em muita pressão, responsabilidade e comprometimento com os usuários do SUS, completa,” Rossini.

HRI

No litoral sul, as atividades ligadas à ginástica laboral iniciaram na 1ª quinzena de outubro de 2012. Os profissionais técnicos que ministram a ginástica laboral pertencem ao próprio HRI/CONSAÚDE e dividem-se entre as atividades de assistência ao paciente e as atividades laborais com os colaboradores.

Devido aos diversos horários de escalas, diferentes profissionais fornecem a atividades junto aos colegas de instituição, tais como, as fisioterapeutas Kátia dos Santos Lopes Freire, Deborah Noyane de Sousa Maniçoba e Mariana Priuli Mota, e do Técnico de Segurança do Trabalho, Carlos David Cacemiro, que também é formado em Educação Física.

Segundo Fernanda Lage Silvério, Coordenadora de Serviços Técnicos Auxiliares: “Os servidores estão adorando o momento de relaxamento e descontração obtidos durante a ginástica laboral. Já é possível observar dos próprios funcionários quanto ao benefício do alongamento e melhora de sintomas dores e indisposição antes presentes no dia a dia.”

 

DEPOIMENTOS

Além da ginástica laboral, a fisioterapeuta orienta os colaboradores quanto a postura correta.  A ginástica laboral está sendo muito eficiente. Pois temos observado seus benefícios progressivamente. Temos obtido resultados positivos como a melhora de dor lombar e articulação. Quanto a profissional que tem apresentado um trabalho dinâmico, tornando a realização das atividades uma prática agradável.
Michele L. Moura – Faturamento

Estou achando muito bom porque a ginástica melhorou minha postura e no decorrer do dia lembro que preciso melhorar e me posicionar direito, estou sempre em movimento, o corpo melhora a cada dia minha saúde.
Marisa Ribeira de Castro – Central de Materiais


É ótima para relaxar e mudou a postura na hora de realizar as tarefas.
Cláudia Cugler – Copeira – Cozinha

Como psicólogo acredito que os benefícios dessa ginástica vai além da melhora do condicionamento físico, proporcionando momentos de relaxamento e convívio social (…).
Ramon Soares da Silva – Psicologia

A ginástica laboral tem sido muito eficiente e já notamos seus resultados no nosso dia a dia, tal como melhora nas dores e na correção da postura.
Bruno Martins – Faturamento

 

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12