Ginástica laboral no HRVR/CONSAÚDE mobiliza funcionários, em Pariquera-Açu

Como já determina o nome, a Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Por essas razões, o HRVR/CONSAÚDE iniciou, desde o dia 9 de agosto, esta modalidade de atividade junto aos servidores da instituição. A prática já é adotada em grandes instituições e corporações em todo o mundo, não pode deixar de ser realizada nas dependências da maior unidade Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu/SP.

A atividade é realizada com a superfisão de uma Fisioterapeuta e de uma profissional de Educação Física. Além de exercícios físicos, as profissionais realizaram alongamentos junto aos funcionários, lições de relaxamento muscular e trabalho das articulações do corpo. Porém, um dos aspectos indiretos da atividade foi promover a confraternização entre os funcionários e uma melhor relação com o ambiente de trabalho.

Entre as atividades desenvolvidas estão: alongamento de várias regiões do corpo, trabalho da coordenação motora individual,

Para a servidora Cristiane Marques, a atividade de ginástica foi produtiva por trabalhar o condicionamento físico durante o horário de trabalho: ‘Achei ótima a ginástica. Ainda mais porque ajuda muito na parte física e também por realizar um alongamento no local de trabalho. É uma oportunidade de relaxar durante o dia-a-dia.’

Já para o advogado Amauri Jorge Graner Jr., a periodicidade dos exercícios torna ainda mais fácil a relação com os colegas de trabalho. ‘O que pode ser visto é que quando realizamos uma atividade três vezes durante a semana, temos uma ótima chance de nos integrarmos com os colegas. É um período do dia para relaxar e trazer mais qualidade ao cotidiano, ‘ afirma Graner.