Grupo Gerador já está em operação no Hospital Dr. Adhemar de Barros

Após inúmeros testes, um dos equipamentos mais esperados pelo hospital, o Grupo Gerador (motor e gerador), já está em funcionamento no Hospital de
Apiaí, desde o dia 3 de fevereiro.

Tudo só foi possível graças aos R$ 90 mil articulados pelo CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira), junto a Secretaria de Estado da Saúde, que foram utilizados para as obras de reforma e adequação da casa do gerador, além da compra e instalação do equipamento. O gerador é movido a óleo Diesel e tem autonomia de 8 horas, porém pode ser recarregado indefinidamente, ou seja, poderá fornecer energia ao hospital 24 horas por dia, sete dias por semana. O equipamento é refrigerado a água e possui um motor turbo de quatro cilindros.

Com a gerência do CONSAÚDE, a unidade reorganizou os atendimentos e voltou a realizar um maior número de cirurgias, o que aumentou também o uso de aparelhos de suporte de vida que necessitam de eletricidade para manter seu pleno funcionamento.

Desde que foi construído, o hospital nunca contou com a presença de um Grupo Gerador. Este tipo de item é de extrema necessidade quando relacionado ao tratamento de pacientes críticos. Ao lidar com vidas humanas e aparelhos de suporte de vida, é obrigatória a presença do equipamento.

De acordo com o Diretor de Serviços Administrativos do HRVR/CONSAÚDE, Carlos Augusto da Silva, que auxiliou na coordenação e instalação do Grupo Gerador em Apiaí, o Grupo Gerador ajudará de forma vital o trabalho de profissionais e o atendimento aos pacientes. “O gerador é sinônimo de segurança ao usuário do hospital. Quando houver falta de energia, o equipamento acionará em no máximo em 15 segundos, automaticamente, restabelecendo normalmente o suprimento de energia. É sem dúvida um grande ganho para a tranqüilidade do atendimento de urgência e mais uma garantia de vida ao nosso paciente.”

Novo aparelho no Pronto Socorro
Dois técnicos de uma empresa de produtos médicos estiveram, dia 3 de fevereiro, no hospital Dr. Adhemar de Barros para ministrar, na teoria e prática, aula de como o corpo técnico de 14 funcionários (médicos, enfermeiros e auxiliares) usará o novo aparelho do Pronto Socorro, o Cardioversor (Desfibrilador). O aparelho é utilizado na parada cardiorrespiratória e tem objetivo de restabelecer ou readequar o ritmo cardíaco do paciente, utilizando para isso uma descarga elétrica.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12