Hospital Regional de Itanhaém realiza 1ª Semana da Amamentação

Evento organizado por profissionais da instituição teve por objetivo orientar e levar maiores esclarecimentos sobre o tema a pacientes e visitantes

Sob o tema “Compreendendo o Passado Planejando o Futuro”, profissionais de saúde do Hospital Regional de Itanhaém ministraram palestras e compartilharam conhecimentos  ligados à Amamentação aplicados em várias áreas para pacientes e visitantes.  instituição chama atenção mais uma vez para sua tendência ao atendimento voltado à humanização, a gestante e saúde do bebê.

Ocorrido de 1 a 7 de agosto nas dependências da unidade, o evento foi realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais do próprio Hospital Regional de Itanhaém entre eles: fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapia e enfermagem.

A Semana da Amamentação é considerada um veículo para promoção da amamentação em todo o mundo. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. (fonte: Ministério da Saúde)

Os profissionais de saúde envolvidos no cotidiano de mães (lactantes) e bebês em qualquer tipo de instituição de saúde tem por função primordial acompanhar e prestar assistência através de seus conhecimentos e habilidades relativas a amamentação com o objetivo de orientar adequadamente o manejo da lactação e outros necessidades cotidianas.

Para Adriana Aguiar, fonoaudióloga do HRI/CONSAÚDE e integrante da equipe que ministrou as palestras, a 1ª Semana da Amamentação obteve boa repercussão entre os presentes.

“Os encontros, realizados no Alojamento Conjunto do Hospital obtiveram bons resultados, pois as mães, pais e visitantes saíram de lá com a certeza de que irão conseguir dar seguimento no que aprenderam. Para nós, profissionais da saúde, isto é o mais importante, saber que de alguma maneira conseguimos passar a mensagem, pois sabemos que um bebê saudável, mama no peito,” observou a fonoaudióloga.

As palestras durante a Semana  tiveram a seguinte programação e assuntos disseminados:

  • Shantala (ministrado pela Drª Kátia Freire – Fisioterapeuta);
  • Métodos Contraceptivos na Amamentação (Enfermeira Josefa Dias);
  • Bebê Sarado Mama no Peito ( Drª Adriana Aguiar – Fonoaudióloga);
  • Alimentação da Mãe que Amamenta ( Felipe Fernandes – Nutricionista);
  • Garantias para a Mãe que Amamenta ( Nadir Carvalho – Assistente social);
  • Amamentação – Vínculo Mãe/ Bebê (  Drª Andréa Arcos – Psicóloga);
  • Incentivo a Amamentação ( Enfermeira Adriana Caldeira).

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12