Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua realiza nova captação de órgãos

Ano de 2013 já ultrapassou os anos anteriores no que diz respeito a quantidade de captações. Tudo resultado direto da solidariedade de amigos e parentes de doadores, e do trabalho da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do HRLB/CONSAÚDE.

No último dia 11 de outubro equipes médicas de São Paulo realizaram captações em dois doadores diferentes no Hospital Regional. O trabalho das equipes médicas de rim e fígado iniciou na madruga e só terminou por volta das 9hs, sempre com o apoio das equipes do Centro Cirúrgico, dos integrantes da Comissão e acompanhamento do diretor técnico da unidade, Dr. Fredy Paredes.

A enfermeira Cintia Martins Franco, coordenadora da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos afirma: “No brasil atingimos a marca de 38.759 pessoas na fila aguardando por transplantes, essas vidas dependem do envolvimento da equipe multiprofissional de saúde no diagnóstico da morte encefálica e na manutenção do potencial doador, e da autorização da doação por parte dos familiares. Faça sua parte para transformar a dor da morte em continuidade da vida.”

A compreensão dos familiares e o profissionalismo das equipes envolvidas nas captações tem tornado o CONSAÚDE e sua unidade, o HRLB, uma instituição referência em 2013 na captação de órgãos perante o Instituto do Coração e o Hospital das Clínicas de SP,” chama a atenção a diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármem Amarante Botelho.

Na oportunidade, foram captados os rins e fígados dos dois doadores, uma mulher do município de Pariquera-Açu/SP e um homem de Registro/SP. Desde o início do ano, esta é a quarta vez em que as equipes de São Paulo/SP deslocam-se à região para captação de órgãos, desde que a comissão foi criada. Este número pode ser considerado ainda maior se formos levar em conta as doações ocorridas antes da criação da Comissão.

Compartilhe