HRLB/CONSAÚDE, 69 anos fazendo a diferença no Vale do Ribeira

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE, completa 69 anos neste dia 28 de janeiro. O HRLB foi construído em Pariquera-Açu, em 1950, pelo governador Adhemar Barros, um Hospital de grande porte e de fundamental importância para atender a demanda regional.

O HRLB é importante referência em saúde no Vale do Ribeira e é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, sendo voltada ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangendo os 15 municípios pertencentes ao DRS XII de Registro (Departamento Regional de Saúde).

Só no ano passado, o Hospital Regional de Pariquera-Açu realizou um total de 2.011 partos, perfazendo uma média mensal de 168. No movimento geral de 2018, foram registradas 9.596 internações no total de 2018.

O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE registrou um total de 55.490 atendimentos, com movimento médio mensal de 3.624 pacientes. Os atendimentos ambulatoriais somaram 47.385 durante o ano de 2018. Foram realizados no total, 208.655 exames de laboratório.

O Hospital registrou um total de 4.709 cirurgias nas especialidades de cirurgia geral, ginecologia, mastologia, neurologia, obstetrícia, oncologia, ortopedia, urologia e vascular.

Em 2018, o HRLB/CONSAÚDE cumpriu na integralidade as metas pactuadas e todos os indicadores de quantidade e qualidade propostos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). Para o Presidente do CONSAÚDE e prefeito de Iguape Wilson Almeida Lima, os resultados demonstram a importância do trabalho desenvolvido. “O que se trata é de nos afirmar, de trabalharmos efetivamente, juntos, unidos, de tal maneira que o Vale do Ribeira tenha voz e afirme as suas necessidades diante do Governo do Estado e Governo Federal e consigamos, de fato, avançar. Este é o nosso objetivo, essa é a nossa luta, unir a todos e trabalhar pelo bem comum da nossa região”, disse o Presidente, ressaltando a importância da união de todos.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antosczezem, os números de atendimentos revelam o comprometimento do Consórcio em trabalhar pela saúde do Vale do Ribeira e de quem mais necessita. “Temos profissionais qualificados e que buscam aperfeiçoamento constante, tendo como foco a humanização. Os resultados obtidos ano a ano são o reconhecimento do trabalho realizado pelo CONSAÚDE, sempre focado em fazer muito mais com menos, tendo responsabilidade com o dinheiro público e respeito pelo paciente”, disse.

O Hospital atende urgências e emergências e nos ambulatórios as especialidades de cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumatologia ortopédica, pediatria, neonatologia e urologia. Tudo isto sem contar o trabalho da Maternidade, credenciada pela Rede Cegonha e a dedicação dos profissionais do CONSAÚDE.

História

O HRLB foi construído em terreno doado pela família Zanella, tradicional em Pariquera-Açu. Tratava-se de um hospital de grande porte considerando-se as demandas regionais da época e, desde o início, enfrentou problemas para atrair e fixar profissionais da área médica, por conta da distância da região dos grandes centros. Para suprir a falta de técnicos, a saída foi a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e forma profissionais que atuam no HRLB.

No final da década de 1989 foi criado o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região – o então Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), Ambulatório de Especialidades e o Instituto Adolfo Lutz.

Diante da necessidade de transformar a ação política em gestão técnica foi instituído, em 2001, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. Foi o início de um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.  A partir daí, novos serviços foram implantados no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados. Atualmente, o HRLB possui um total de 208 leitos, sendo 150 para internação, 9 leitos de UTI adulto, 7 de UTI e 7 de UCI Neonatal, 21 leitos de observação e 10 obstétricos e um total de 1.258 funcionários.

Compartilhe