HRLB/CONSAÚDE, uma referência em saúde

Em caso de emergência médica, o primeiro local que vem em nossa mente para procurar ajuda é o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB). E não é à toa. O Hospital, administrado pelo CONSAÚDE, é a única referência porta aberta, em urgências e emergências traumatológicas ou clínicas nas mais variadas especialidades, como por exemplo traumato-ortopedia, neurologia/neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, dentre outras.

O complexo hospitalar atende um total de 19 especialidades médicas, recebendo pacientes dos 15 municípios pertencentes ao DRS XII de Registro (Departamento Regional de Saúde). As especialidades: cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumato-ortopedia, pediatria, neonatologia e urologia.

A nossa Maternidade, credenciada pela Rede Cegonha, é outra importante referência, atendendo também a gestação de alto risco, contando com uma UTI Neonatal para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos. O HRLB oferece ainda a segurança no transporte inter-hospitalar: possui ambulâncias equipadas e uma UTI Móvel, o que garante o atendimento aos pacientes dos 15 municípios que precisam do serviço.

O Pronto-Socorro atende uma média mensal de quase 5 mil pacientes provenientes da região e de todo o país: a unidade é a referência no caso de acidentes na Rodovia Régis Bittencourt, que liga os estados de São Paulo e Paraná.

Por tudo isso, o HRLB/CONSAÚDE é o nosso Hospital referência, pois oferece à população do Vale do Ribeira atendimentos em diversas especialidades, urgências e emergências, internações e ambulatório, mantendo a humanização e a excelência com pilares de seus princípios de trabalho.

HRLB em números

Só no ano passado, o Hospital Regional de Pariquera-Açu realizou um total de 2.011 partos, perfazendo uma média mensal de 168. No movimento geral de 2018, foram registradas 9.596 internações no total de 2018.

O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE registrou um total de 55.490 atendimentos. Os atendimentos ambulatoriais somaram 47.385 durante o ano de 2018. Foram realizados no total, 208.655 exames  laboratoriais.

O Hospital registrou um total de 4.709 cirurgias nas especialidades de cirurgia geral, ginecologia, mastologia, neurologia, obstetrícia, oncologia, ortopedia, urologia e vascular. Atualmente, o HRLB/CONSAÚDE possui um total de 208 leitos, sendo 150 para internação, 9 leitos de UTI adulto, 7 de UTI neonatal e 7 de UCI Neonatal, 21 leitos de observação e 10 obstétricos e um total de 1.258 funcionários.

O HRLB/CONSAÚDE é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sendo voltada ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, o Hospital cumpriu na integralidade as metas pactuadas e todos os indicadores de quantidade e qualidade propostos pela SES-SP.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antosczezem, explica o papel do Consórcio em manter o compromisso com a população do Vale do Ribeira. “O HRLB é uma importante referência e reforçamos nosso trabalho para manter este foco. Temos profissionais qualificados e que buscam aperfeiçoamento constante, tendo como meta um serviço de saúde humanizado. Os números e a qualidade no atendimento são resultados da responsabilidade no uso do dinheiro público e o respeito pelo paciente”, disse.

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Iguape, Wilson Almeida Lima, destaca o trabalho do Consórcio. “O CONSAÚDE representa hoje a união de todos os municípios do Vale do Ribeira em prol da saúde da população. Nossas unidades são exemplo de humanização. Reafirmamos que o CONSAÚDE faz muito com pouco e faz muito melhor. Se levarmos em conta as particularidades do Consórcio, temos a certeza de que atenderemos muito melhor as populações do Vale do Ribeira e Litoral Sul”, finalizou o presidente.

Compartilhe