H.R.L.B

HOSPITAL REGIONAL DR. LEOPOLDO BEVILACQUA
  • List Item 1
  • List Item 2

HISTÓRIA

O HRLB foi construído em Pariquera-Açu, em 1950, pelo governador Adhemar Barros, em terreno doado pela família Zanella, tradicional no município. Tratava-se de um hospital de grande porte considerando-se as demandas regionais da época e, desde o início, enfrentou problemas para atrair e fixar profissionais da área médica, por conta da distância da região dos grandes centros. Para suprir a falta de técnicos, a saída foi a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e forma profissionais que atuam no HRLB.

No final da década de 1989 foi criado o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região – o então Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), Ambulatório de Especialidades e o Instituto Adolfo Lutz.

Diante da necessidade de transformar a ação política em gestão técnica foi instituído, em 2001, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. Foi o início de um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.  A partir daí, novos serviços foram implantados no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados. Atualmente, o HRLB possui um total de 208 leitos, sendo 150 para internação, 9 leitos de UTI adulto, 7 de UTI e 7 de UCI Neonatal, 21 leitos de observação e 10 obstétricos e um total de 1.205 funcionários.

O HRLB/CONSAÚDE é uma importante referência em saúde no Vale do Ribeira, atendendo usuários de toda a região e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt, que liga os estados de São Paulo e Paraná. O hospital atende urgências e emergências e nos ambulatórios as especialidades de cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumatologia ortopédica, pediatria, neonatologia e urologia. Tudo isto sem contar o trabalho da Maternidade, credenciada pela Rede Cegonha e a dedicação dos profissionais do CONSAÚDE.

O Hospital é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, sendo voltado ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangendo os 15 municípios pertencentes à Diretoria Regional de Saúde XII.

 

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua foi instituído por meio do DECRETO N. 18.860, DE 29 DE SETEMBRO DE 1949:

DECRETO N. 18.860, DE 29 DE SETEMBRO DE 1949

Subordina o Hospital Regional em construção em Pariquera-Açú, ao Serviço de Medicina Social.

ADHEMAR DE BARROS, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,
DECRETA:

Artigo 1.° – Fica diretamente subordinado ao Serviço de Medicina Social, da Secretaria de Estado dos Negócios da Saúde Pública e da Assistência Social o Hospital Regional, em construção, na Vila de Pariquera-Açú, município de Jacupiranga.
Artigo 2.° – O Serviço de Medicina Social providenciará sobre a instalação do Hospital e proporá a organização do respectivo quadro técnico e administrativo.
Artigo 3.° – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

Palácio do Governo do Estado de São Paulo, aos 29 de setembro de 1949.

ADHEMAR DE BARROS
Herbert Maya de Vasconcelos

Publicado na Diretoria Geral da Secretaria de Estado dos Negócios do Governo, aos 30 de setembro de 1949.
Cassiano Ricardo – Diretor Geral