H.R.L.B

HOSPITAL REGIONAL DR. LEOPOLDO BEVILACQUA

HISTÓRIA

O HRLB foi construído em Pariquera-Açu, em 1950, pelo governador Adhemar Barros, em terreno doado pela família Zanella, tradicional no município. Tratava-se de um hospital de grande porte considerando-se as demandas regionais da época e, desde o início, enfrentou problemas para atrair e fixar profissionais da área médica, por conta da distância da região dos grandes centros. Para suprir a falta de técnicos, a saída foi a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e forma profissionais que atuam no HRLB.

No final da década de 1989 foi criado o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região – o então Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), Ambulatório de Especialidades e o Instituto Adolfo Lutz.

Diante da necessidade de transformar a ação política em gestão técnica foi instituído, em 2001, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. Foi o início de um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.  A partir daí, novos serviços foram implantados no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados. Atualmente, o HRLB possui um total de 208 leitos, sendo 150 para internação, 9 leitos de UTI adulto, 7 de UTI e 7 de UCI Neonatal, 21 leitos de observação e 10 obstétricos e um total de 1.205 funcionários.

O HRLB/CONSAÚDE é uma importante referência em saúde no Vale do Ribeira, atendendo usuários de toda a região e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt, que liga os estados de São Paulo e Paraná. O hospital atende urgências e emergências e nos ambulatórios as especialidades de cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumatologia ortopédica, pediatria, neonatologia e urologia. Tudo isto sem contar o trabalho da Maternidade, credenciada pela Rede Cegonha e a dedicação dos profissionais do CONSAÚDE.

O Hospital é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, sendo voltado ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangendo os 15 municípios pertencentes à Diretoria Regional de Saúde XII.