HRLB/CONSAÚDE recebe músicos e evento para pacientes Ostomizados

Instrumental de cordas e evento para pacientes ocorreram na unidade, respectivamente, dias 19 e 21 de outubro

 

A música pode trazer muitos benefícios para a saúde, corpo e mente de pacientes ou mesmo para quem trabalha no setor. Ela tem sido usada, inclusive, por médicos e fisioterapeutas.

No dia 19, uma dupla de músicos voluntários trouxe os sons dar cordas da arpa, do bandolim, arpa e violão para profissionais, pacientes e demais usuário do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE).

O trio de voluntários da igreja adventista percorreu as dependências da unidade espalhando um pouco de musicalidade e conforto. Homens, mulheres e crianças receberam com carinho e agradeceram os minutos de música proporcionados pela dupla de instrumentistas. Para muitos dos espectadores, esta era a primeira vez que ouviam e visualizavam uma arpa.

Já havia tocado em diversos tipos de eventos e locais, mas jamais em um hospital. O modo como o público dentro da unidade reage é como se estivéssemos tocando em um concerto. As pessoas aplaudem e agradecem. É um carinho muito intenso, que desejamos continuar retribuindo em outras oportunidades,” destacou o arpista e cartunista reconhecido em todo o Vale do Ribeira, Sesary Roberto de Oliveira.

A ideia é que os músicos e outros artistas continuem realizando visitas à unidade como forma de tornar melhor o ambiente de trabalho e auxiliar na recuperação dos pacientes.

 

Campanha do Abraço mobiliza pacientes e familiares

 

O evento ocorreu no auditório do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) com apoio da empresa Convatec, e teve como objetivo primordial ajudar os pacientes ostomizados, seus amigos e familiares, através de troca de informações e experiências, mostrando que apesar de determinadas limitações, pode-se ter uma vida normal, trabalhando a autoestima.

 

Aproximadamente 80 pessoas, entre pacientes, familiares, profissionais de saúde e convidados participaram da programação que durou todo o dia 21 de outubro, em Pariquera-Açu/SP.

 

Destaque para a palestra do Psicanalista Dr. Antônio Lima que falou sobre a Teoria de Jung no contexto dos pacientes ostomizados, dando importância à aceitação em relação a vida atual que cada um dos pacientes assistidos pelo HRLB/CONSAÚDE possui e como encara essa nova fase, com otimismo e não com sentimentos negativos.

 

O HRLB/CONSAÚDE possui um Ambulatório voltado somente para estes pacientes, abrangendo toda a região de atendimento do Consórcio, merecendo destaque para a dedicação da enfermeira Sandra Adorno junto aos pacientes de todo o Vale do Ribeira. As palestras abordaram temas como: ‘Assistência Intra Hospitalar de Ostomizados‘ (Mariana Franco E.Santo – Enfermeira Especialista), ‘Direitos dos pacientes‘ (Sandra Reis – Assistente Social do HRLB) , ‘Teoria de Jung na abordagem aos pacientes ostomizados‘ (Dr. Antonio Lima – Psicanalista) e apresentação do trabalho desenvolvido com os pacientes da unidades (Rosangela Platero de Miranda – Coordenadora do Ambulatório no HRLB). 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12