I Encontro Regional de Aleitamento Materno é realizado no Alto Vale

CONSAÚDE, ABA e Secretaria Municipal de Saúde de Apiaí foram os organizadores do evento

Aproximadamente 160 pessoas estiveram presentes nos dois dias de realização da 1ª Semana Regional de Aleitamento Materno, realizada em Apiaí/SP, dias 30 e 31, no Centro Cultural. Realizado através de uma parceria inédita entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, Associação Beneficente de Apiaí (ABA) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o evento de caráter regional procurou trazer ao conhecimento dos interessados a importância do Aleitamento Materno, seus benefícios, abordagens e maneiras corretas de fazê-lo.

O leite materno é um alimento completo para os recém nascidos e os cuidados em sua administração devem iniciar desde o parto. Se trata de um alimento específico constituído de gordura, água, enzimas, açúcar, ferro, sais, vitaminas, proteínas e anticorpos – um alimento completo para o bebê.

O destaque do primeiro dia de palestras foi a abertura realizada pelo Dr. Rodney L. Abud, Pediatra Gastroenterologista e Nutrição Infantil, que ministrou o tema “Aleitamento Materno: Repercussões ao longo da vida.”   Segundo o Dr. Abud, “os benefícios do aleitamento materno correto podem ser vistos não só quando o indivíduo é criança, mas em toda a sua vida, a importância disso deve ser destacada sempre. Seria ótimo que todos os municípios dessem importância a questão do aleitamento materno. Uma infância segura se faz dessa maneira em termos de saúde e menor possibilidade das crianças adoecerem e se isso fosse multiplicado seria muito bom para a sociedade. É o que estamos fazendo aqui na Semana do Alto Vale.” Entre os outros temas discutidos estiveram:

  • “Apresentação de Experiências Exitosas” – Tânia R.Coelho – Fonoaudióloga ABA/CONSAÚDE;
  • “Estratégia de Saúde da Família” – SMS;
  • “Amamentar; um gesto para amar e saciar” – Vânia A.Roswell – Psicógologa do Ambulatório Materno Infantil;
  • Abordagem Humanizada – Dra. Jaci M. Marques – Médica Pediatra e Diretora Técnica do Hospital Dr. Adhemar de Barros (ABA/CONSAÚDE).

Palestrante e também uma das organizadoras do evento, a Fonoaudióloga da ABA/CONSAÚDE, Tânia Ribas Coelho, com grande experiência adquirida junto ao atendimento a recém nascidos destacou o aprimoramento da unidade hospitalar em relação ao assunto e junto aos bebês e suas mães.  “O Aleitamento Materno no decorrer destes anos de trabalho junto aos recém nascidos acabou sendo agregado devido aos seus benefícios ao longo da vida toda. Esse é um trabalho que realizamos rotineiramente no Hospital de Apiaí e conversando com a equipe e com o Diretor Executivo temos seguidamente aprimorado cada vez mais os serviços e agora no mês de agosto como comemoramos a Semana Internacional de Aleitamente Materno aproveitamos para mobilizar-nos em prol dessa ideia.

Através dessa parceria entre todas as entidades e dos patrocinadores foi possível realizar o evento na região. Todos deram uma grande contribuição para que isso fosse possível,” destacou Tânia.   Todos os municípios da região do Alto Vale foram convidados a participarem a 1ª Semana Regional de Aleitamento Materno. Esta é a segunda unidade do CONSAÚDE a realizar evento sobre o assunto, mostrando mais uma vez a integração da instituição junto à comunidade e a importância de multiplicar o conhecimento para a população.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12