LABORATÓRIO REGIONAL
Histórico
Laboratório realiza atualmente cerca de 500 mil exames anuais e atende toda a região do Vale do Ribeira

História

O Laboratório Regional foi criado pela Resolução SS-407076 de 18/05/77 como Laboratório I da Divisão dos Laboratórios Regionais do Instituto Adolfo Lutz. Localizado na cidade de Registro/SP, o Laboratório Regional iniciou suas atividades instaladas em duas salas, no Centro de Saúde II de Registro, atendendo aos exames laboratoriais de interesse da saúde pública da região e realizando exames de patologia clínica gerada nos Centros de Saúde dos municípios de Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Cananéia, Pariquera-Açu,Iguape, Jacupiranga, Eldorado, Ribeira, Iporanga, Apiaí e Barra do Turvo.

Com a sua implantação gradativa, o laboratório passou a funcionar em casa alugada, com aproximadamente 160 metros quadrados. na Rua Florianópolis n° 44, tendo suas instalações adaptadas para as atividades que executava. No início, o laboratório realizava em média 9.000 exames/ano e em 1983 realizou cerca de 70.000 exames/ano. Com o aumento crescente da demanda dos exames de patologia clínica, as instalações físicas tornaram-se inadequadas. Em dezembro de 1985, a Prefeitura de Registro doou um terreno, localizado na rua Guanabara, com 1.602.876 metros quadrados, para o Governo do Estado de São Paulo construir o prédio do Laboratório I de Registro-Instituto Adolfo Lutz, que foi inaugurado em março de 1987.

Neste mesmo ano o laboratório realizou cerca de 90.000 exames/ano, na sua maioria exames básicos de análises clínicas, atendendo aos 12 municípios que faziam parte do DEVALE (responsável pela saúde regional): Barra do Turvo, Cananéia, Eldorado, Iguape, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. Em 12 de julho de 1989, considerando a necessidade de reorganizar a rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e consolidar a descentralização e a regionalização das ações de saúde, o Governo do Estado, através do Decreto n° 30.148, alterou a subordinação dos Laboratórios Regionais do Instituto Adolfo Lutz, passando o Laboratório I de Registro a subordinar-se ao Escritório Regional de Registro (Ersa 49).

Em 12 de julho de 1990, considerando a necessidade de fixação de profissionais na região e a ampliação do atendimento à população, a direção do Ersa-49 apresentou à Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do ofício n° 853, o projeto específico para transferir ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR) o gerenciamento do Laboratório Regional e do Ambulatório Regional de Especialidades. Esta transferência foi efetuada em 23 de julho de 1990 como repasse ao CODIVAR de recursos financeiros do convênio SUDS/SP, correspondente ao custeio das despesas com serviços prestados pelas duas unidades.

Nessa época, a região do SUDS-49 contava com serviços públicos municipais na área de laboratório em Miracatu, Iguape, Jacupiranga, Juquiá e Eldorado. Logo após foi estruturado o laboratório de Sete Barras. No período de 1991 a 1995 esse laboratório realizou em média 85.000 exames/ano, com a inclusão dos municípios de Cajati e Ilha Comprida, recém criados, e o retorno do município de Iporanga à Direção Regional de Saúde de Registro.Nesse período, mais de 50% dos exames eram provenientes do município de Registro.

A partir de 1995, a demanda de exames foi sempre crescente chegando a mais de 150.000 exames/ano em 2.000. Com a implantação do programa Estadual Pró-Àgua e da análise de ostras e palmito, o Laboratório Regional ampliou sua atuação na área de Vigilância à Saúde. Em 2013, há mais de 11 anos sob gerência do CONSAÚDE, o número de exames realizados nos seis (6) primeiros meses alcançou mais de 300 mil.
Finalidade
O Laboratório Regional - CONSAÙDE é parte integrante da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública através da Resolução SS-203 de 25 de março de 2003, e tem por finalidade:

I- contribuir para a promoção da saúde da população do Vale do Ribeira, através da produção de serviços na área de laboratório;

II- proceder e/ou viabilizar a realização dos exames de análises clínicas e os de interesse à saúde pública gerados nas unidades de saúde da região;

III- proceder e/ou viabilizar a realização das análises necessárias para a avaliação da qualidade dos produtos considerando os aspectos relevantes à saúde pública e defesa do consumidor;

IV- executar programas, projetos e atividades de Vigilância Epidemiológica e Sanitária;

V- implementar a operacionalização dos planos propostos pela coordenação da Rede de Laboratórios de Saúde Pública;
Atividades
O Laboratório Regional presta serviços aos municípios de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga , Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatú, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras e Tapiraí, realizando:

Os exames básicos e de média complexidade de análises clínicas, como os exames da rotina do pré-natal, dos programas de controle das diabetes, dos hipertensos, das anemias, etc.

Os exames que dão suporte às ações da Vigilância Epidemiológica no diagnóstico e controle da doenças como a tuberculose, a hanseníase, a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, as hepatites virais, as meningites bacterianas, as diarreias bacterianas, a esquistossomose, a leishmaniose tegumentar, etc.

Os exames de análises da Vigilância da Qualidade da água tratada do Programa Estadual “Pró-Água”, análises para a verificação do nível de contaminação de amostras de água não tratada(poços, minas), para pesquisa de fontes de infecção e análises das águas de cultivo de ostras.

2) EXAMES REALIZADOS:

2.1)EXAMES POR SETOR:


SETOR DE BIOQUÍMICA: dosagem de ácido úrico, amilase, bilirrubina, cálcio, capacidade de ligação do ferro, colesterol e frações, creatinina, fosfatase alcalina, fósforo, glicose, magnésio, proteínas e frações, transaminases, uréia, ferro, gama glutamil transferase, triglicérides, hemoglobina glicosilada, CK, DHL, sódio e potássio, ASO, PCR, fator reumatóide e alfaglicoproteínas.

SETOR DE HEMATOLOGIA : contagem de plaquetas, prova do laço, contagem de reticulócitos, tempo de sangramento e coagulação, tempo de atividade da protrombina, tempo de atividade parcial da tromboplastina, teste de falcização, velocidade de hemossedimentação, determinação do hematócrito, dosagem da hemoglobina, tipagem sanguínea, hemograma e dosagem de Coombs Indireto.

SETOR DE UROANÁLISE : exame químico e análise microscópica do sedimento urinário, clearence de creatinina, dosagem de cálcio, creatinina, fósforo e proteínas na urina de 24 horas de 24 horas.

SETOR DE PARASITOLOGIA : pesquisa de protozoários, ovos de helmintos, larvas, leucócitos, leveduras, sangue oculto nas fezes e pesquisa de Leishmania sp em raspado de lesão.

SETOR DE IMUMOLOGIA E HORMÔNIOS : sorologia para HIV, para Toxoplasmose, para Hepatites A, B e C; dosagem de hormônios( T3, T4, TSH e T4 livre, FSH, LH, Estradiol, Prolactina, Progesterona, Testosterona), de marcadores tumorais( PSA, CEA, AFP, CA125), de ferritina e PTH intacto.

SETOR DE BACTERIOLOGIA E MICOLOGIA: contraimunoeletroforese, aglutinação em látex e cultura para diagnóstico das meningites bacterianas; exame a fresco e bacterioscopias das secreções vaginais e uretrais; culturas de urina, de fezes, de secreções em geral e sangue para isolamento de bactérias e fungos, testes de identificação de bactérias e fungos, teste de sensibilidade aos antibacterianos, exame direto para fungos.

SETOR DE MICOBACTÉRIAS : exame direto e cultura para diagnóstico e controle da Tuberculose, exame direto para Hanseníase;

SETOR DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR : pesquisa de coliformes totais e coliformes fecais na água de consumo humano e na água de cultivo;

SETOR DE ÁGUA: análise dos caracteres organolépticos e das características químicas da água para consumo humano.
Equipe de Profissionais
Diretora Técnica de Serviço: 01
Bioquímicos e Biologistas (nível superior): 07
Técnico de laboratório (nível médio): 16
Auxiliar de Laboratório (nível básico): 03
Chefe de Seção Administrativo: 01
Oficial Administrativo: 02
Atendente: 01
Auxiliar de Serviços Gerais: 04
Vigia: 02
Clientes
Usuários do SUS atendidos nas unidades de saúde dos municípios do Vale do Ribeira que fazem parte da DIR XVII - Registro e do município de Tapiraí.