Maternidade do HRLB é referência em atendimento humanizado

Nas mãos que cuidam, um carinho especial. Aqui na maternidade do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, administrado pelo Consaúde, mães e bebês recebem uma atenção que vai além dos cuidados com o parto. Desde a internação até depois do nascimento, as puérperas e seus pequenos passam por várias etapas dentro e fora da maternidade.

 

A maternidade do hospital oferece toda a infraestrutura necessária para atender as mães. Tudo começa na recepção, com a ficha de atendimento. Com a chamada F.A. pronta, a gestante é encaminhada para a primeira avaliação com a enfermeira obstetra. Caso a gestante ainda não precisar de internação e morar distante do hospital, ela poderá ficar hospedada na casa da gestante, bebê e puérpera, e aguardar o momento do parto. A Casa fica próxima ao HRLB e no local as mães podem praticar várias atividades, desde artesanato até culinária, com dicas de nutrição inclusive. Além disso, elas são atendidas pela equipe multidisciplinar com profissionais de serviço social, psicólogo, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta e médicos.

 

Agora, se após a avaliação, a gestante for internada, a mesma é encaminhada ao centro obstétrico. Ela tem direito a um acompanhante em tempo integral de sua livre escolha. Portanto, é importante levar documentos pessoais e vestuário para a permanência no hospital. O acompanhante poderá assistir ao trabalho de parto, além de participar de todos os momentos de mãe e bebê.

 

Após o nascimento, mãe e bebê são encaminhados ao alojamento conjunto, já no chamado contato pele a pele. É onde entra o Método Mãe Canguru, uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para bebês de baixo peso ao nascer. As vantagens são inúmeras: aumenta o vínculo mãe-filho; diminui o tempo de separação mãe-filho; estimula o aleitamento materno; favorece a diminuição da infecção hospitalar e diminui a permanência hospitalar. Sem contar que é uma experiência emocionante!

 

Caso aconteça alguma intercorrência com o bebê, ele é encaminhado à unidade de cuidados intensivos neonatais ou à unidade de terapia intensiva (UTIN e UCIN). Neste caso, e a mãe fica no alojamento conjunto até a alta. E mesmo se ela tiver alta médica, poderá ficar hospedada na casa da gestante, bebê e puérpera até poder voltar para casa com o pequeno nos braços.

 

O mais interessante de tudo é o atendimento humanizado, por meio do qual mães e bebês têm um acolhimento todo especial. As mães recebem das equipes de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e médicos toda a orientação necessária.

 

É muito carinho, com ações que envolvem mães e recém-nascidos. Os bebês tem banho de ofurô, o que acalma e relaxa os pequeninos. Tem mais: a equipe de enfermagem e fisioterapia do hospital implantou o projeto de massagem terapêutica para bebês. As fisioterapeutas ensinam as mamães a fazerem massagem nos pequenos, com o objetivo de aliviar cólicas, relaxar e auxiliar na digestão.

 

Em uma das etapas de cuidados, a fonoaudióloga incentiva a amamentação. Com atenção especial, a profissional ensina o recém-nascido a sugar o peito da mãe. A ajuda é necessária, pois facilita a amamentação tanto para mães quanto para bebês. O resultado de tanto cuidado é que o amor de mãe para filho aumenta já no hospital. E se a gestante quiser vir conhecer este belo trabalho realizado na maternidade, basta agendar uma visita. O telefone é (13) 3856.9600.

 

 

 

 

Dicas importantes para um parto ainda mais tranquilo:

 

Arrume sua mala com antecedência, contendo seus objetos pessoais:

Escova de dentes com creme dental;

Escova de cabelo;

Prendedor de cabelo;

Sabonete;

Xampú;

Absorvente íntimo (ideal do tipo noturno);

Chinelo de borracha para o banho;

Calcinha cintura alta para que no pós- parto fique confortável;

Sutiã;

Roupa para dormir (camisola ou pijama) que não seja transparente e com abertura frontal para a amamentação;

Toalha de banho e troca de roupa para a alta.

 

Para o bebê:

Fralda descartável rn ou p;

Roupinhas (mijão, pagão, macacão, meias, manta, touca, fralda de tecido e ou lenço umedecido);

Sabonete neutro;

Toalha de banho para o bebê.

 

 

Sequência 2
Sequência 03
Sequência 04
Sequência 5

Compartilhe