Momento ímpar para a saúde: CONSAÚDE entrega novas instalações do CAR, em Registro

Em um espaço mais moderno e acolhedor, a nova sede do Complexo Ambulatorial Regional (CAR/CONSAÚDE) foi entregue oficialmente nesta segunda-feira (7).

A cerimônia oficial de entrega das instalações foi realizada sob o comando do diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antosczezem, acompanhado da diretora administrativa Bianca Palfi, do diretor técnico do HRB/CONSAÚDE Dr. Márcio Bazzo e da diretora do CAR, Fernanda Vassao.

O novo prédio está localizado no Centro de Registro, na Rua Capitão João Pocci, 184. As instalações possuem ambientes que oferecem melhor acolhimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo foi pensado para dar mais humanização no atendimento: acessibilidade, melhor iluminação, climatização em todas as salas e sanitários adaptados para pessoas portadoras de deficiências.

O espaço do CAR conta com dois pisos (térreo e superior). Há elevador, uma recepção e sala de espera, cinco consultórios médicos, consultórios de serviço social, de enfermagem, de farmácia, de terapia ocupacional e dois de psicologia. Os funcionários ganharam um espaço do colaborador, vestiários e sala de reunião, mais amplos. A farmácia fica no piso térreo, o que facilita e agiliza a retirada de medicamentos.

O Complexo Ambulatorial Regional (CAR) é um ambulatório de especialidades médicas, administrado pelo CONSAÚDE. O espaço oferece assistência ambulatorial nas especialidades clínicas de Psiquiatria, Neurologia, Infectologia e Clínica Médica. Também presta atendimento em Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. Os usuários são todos do Sistema Único de Saúde, de abrangência dos 15 municípios do DRS XII (Departamento Regional de Saúde XII), encaminhados pela rede básica de saúde.

O CAR é uma importante referência em toda região no atendimento psiquiátrico ambulatorial, atendendo casos de dependência química, depressão e doenças mentais em adultos e crianças e também casos de média e alta complexidade (esquizofrenia, transtornos psicóticos, riscos de suicídio, dependência química, entre outros), nos quais é necessário um atendimento de psicólogos em conjunto com os psiquiatras. O serviço de psiquiatria do CAR atende pacientes ambulatoriais dos CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) existentes em alguns municípios da região. O clínico geral atende pacientes com outras doenças. Por tudo isso, o Complexo oferece um tratamento multidisciplinar, o que o faz completo e único em toda a região.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Registro, Nilton Hirota; de Apiaí, Luciano Polaczek Neto; de Itaoca, Frederico Dias Batista; do diretor do DRS XII Nilson Rezende Lara; Rogério Pio, diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional do Vale do Ribeira; representantes do deputado federal Samuel Moreira, dos deputados estaduais Ricardo Madalena e Frederico D’Avila e demais autoridades da região. O evento contou com a presença de diretores do Consórcio e funcionários do CAR, que prestigiaram o momento histórico para o Vale do Ribeira.

O Prefeito de Registro, Nilton Hirota, agradeceu a presença de todos na ocasião. “Agradeço todos que compareceram e prestigiaram esta entrega. Há uma frase que dizia: a depressão é o mal do século. No entanto, existem muitos outros males, que podem ser tratados neste espaço do CAR. É um privilégio estar presente neste momento”, disse.

A mudança foi elogiada pelo diretor técnico do HRLB/CONSAÚDE. “As melhorias na ambiência do CAR levam a um maior acolhimento do paciente. O atendimento humanizado contribui para um tratamento mais eficaz dos usuários”, explicou Dr. Márcio Bazzo.

A diretora do Complexo, Fernanda Vassao comemorou a entrega. “Foram meses de reuniões, de projetos e um trabalho muito bem coordenado entre funcionários e diretores do CONSAÚDE, para que esta sede fosse entregue à população. É um orgulho ver o resultado do nosso trabalho aqui, oferecendo conforto, eficiência e humanização para os pacientes. Agradeço nossos profissionais e diretores por mais este grande avanço para a saúde do Vale do Ribeira”, disse a diretora.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezezm, agradeceu a presença de todos durante a entrega das instalações e reiterou o compromisso do Consórcio com a assistência em psiquiatria. “Estamos entregando mais este espaço, que é nossa contribuição para a saúde regional. Agradeço a Fernanda e toda a equipe do CONSAÚDE pela dedicação em concretizar este sonho, que é dar uma nova sede aos nossos pacientes e aos municípios. Que o CONSAÚDE possa cada dia mais avançar em nossas atividades, oferecer mais humanização e resolutividade. Temos uma preocupação muito grande que é evoluir na assistência psiquiátrica e manter o atendimento de qualidade e com conforto para os pacientes do CAR também é nossa prioridade. Neste ponto, o trabalho de nossos profissionais é excepcional, pois todos são comprometidos com a saúde dos pacientes e com um trabalho humanizado. Aproveito para parabenizar a todos pelo empenho e que venham mais e novas conquistas”, finalizou Antosczezem.

Compartilhe