Novembro Azul terá atividades no HRLB

O Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, preparou uma programação especial para o Novembro Azul. Além da colaboração de todos funcionários do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, que vestiram azul como forma de conscientização à prevenção do câncer de próstata, o mês terá atividades voltadas aos funcionários do HRLB.

Nos dias 25 e 26 de novembro, no auditório do HRLB, haverá coleta de sangue para exame de PSA. Será das 8h às 11h30, das 13h30 às 16h e das 20h às 22h. O PSA (prova do antígeno prostático) é um exame preventivo, que avalia a quantidade do antígeno no sangue. O PSA é um ingrediente produzido do sêmen produzido pela próstata.

No dia 25 de novembro, às 14h, também no auditório do HRLB, haverá palestra com a urologia. Além dos cuidados com a saúde, os funcionários terão momentos de cuidados com a autoestima: corte de cabelos, sorteio de brindes e lanche.

Prevenção

 Novembro Azul, a exemplo do Outubro Rosa, é o mês de cuidados dos homens com a saúde, com a prevenção do câncer de próstata, mais prevalente em homens com mais de 50 anos. A introdução do PSA e do toque retal rotineiro, nos anos 1990, permitiu identificar lesões em fases precoces e diminuir a probabilidade de morrer por complicações da doença. Por isso é tão importante que os homens, a partir dos 50 anos, ou a partir dos 40 anos em caso de histórico da doença na família, comecem a se cuidar e fazer os exames preventivos.

Compartilhe