Obras do AME modificam a paisagem de Pariquera-Açu/SP

Montagem da estrutura pré-moldada do Ambulatório Médico de Especialidades chama atenção na arquitetura do município

Ao andarmos calmamente nas proximidades do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE), localizado na cidade de Pariquera-Açu/SP, no Vale do Ribeira, nos deparamos com grandes pilares de concreto e suas demais junções na área onde está sendo erguido o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a Rede Lucy Montoro.

As obras do complexo estão em um ritmo acelerado, tanto pela fase em que se encontra a obra, relativa ao encaixe e colocação das estruturas pré-moldadas de concreto, mas principalmente pelo bom tempo e clima favoráveis – o que tem permitido um bom andamento no ritmo de trabalho dos operários e o uso do guindaste para levantamento das peças.

Até o dia de hoje, 30 de novembro, já foram erguidos pelo equipamento 27 pilares e 35 vigas e iniciada a colocação das lajes, se o canteiro de obras estivesse sob ação de vento e chuva, como ocorreu a maior parte do ano e atrasou o cronograma dos serviços, o trabalho de encaixe das estruturas deveria ser interrompido, para respeitar as normas de segurança e a vida dos trabalhadores.

Nos períodos anteriores, quando eram feitas a base, muro de contenção e a construção do prédio que abrigará a Rede Lucy Montoro, a chuva e o mau tempo castigaram constantemente o terreno, sem contar a mudança na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde, pois toda mudança requer um tempo para “sentar tijolos.”

Morador do município há mais de 30 anos, Rogério Ferreira destaca a diferença trazida pela obra na paisagem da cidade e para o atendimento na saúde regional: “Como residente acho interessante ver uma obra deste porte ocorrer na cidade. Ainda mais que essa estrutura de concreto destaca-se das demais construções anteriores e inclusive da região. Mas o mais importante será sua função futura, além de gerar muitos empregos, atenderá a população de toda a região onde mais precisa, na saúde.”

O prédio do AME ganha porte todos os dias, além de mudar o cenário local devido ao seu caráter grandioso e estrutura diferenciado. Recentemente o líder do Governo na Assembléia e representante da região, deputado estadual Samuel Moreira, esteve em visita as obras. Engenheiro civil por formação, o parlamentar foi otimista quanto ao andamento das obras.

Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Rede Lucy Montoro, que estão sendo construídos em Pariquera-Açu, vão oferecer serviços de excelênciaem saúde. Nocaso do primeiro, serão fornecidos serviços em 23 especialidades médicas, 20 tipos de exames clínicos e laboratoriais para atender a população do Vale do Ribeira. As obras seguem na fase de montagem do ´corpo` do prédio, em material pré-moldado. A conclusão das duas obras está prevista para o 2º semestre de 2012 e teve o custo de mais de R$ 8 milhões.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12