Outubro Rosa é destaque no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua

Iniciativa pioneira na região está ligada ao engajamento mundial na luta contra o câncer de mama que tem no Rosa a cor símbolo do movimento que engloba sociedade civil, empresas e instituições

O Vale do Ribeira a partir de 2012 ficou literalmente mais ‘cor de rosa’. O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO VALE DO RIBEIRA através de sua maior unidade na região, o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, localizado em Pariquera-Açu/SP, realizou no mês passado, uma abordagem diferenciada em relação aos pacientes.

Em sua trajetória, através de seus profissionais, ambulatórios de mastologia e do setor de Oncologia, a instituição sempre presenciou muitas histórias de superação e perseverança de mulheres da região que combateram e outras que ainda lutam contra o câncer de mama.

Esta é a primeira vez que o CONSAÚDE participa de uma maneira efetiva do ‘Outubro Rosa.’ O objetivo da instituição foi auxiliar nos esforços de mobilização contra o câncer visando conscientização de pacientes e acompanhantes do HRLB para o cuidado em relação ao problema.

Com o intuito de tornar a ação mais próxima e acolhedora por parte do HRLB foram distribuídos kits com cosméticos e sabonetes líquidos, respectivamente, para as pacientes que realizavam exames de mamografia e no setor de Oncologia. Funcionários das recepções usaram lenços e laços cor de rosa ao mesmo tempo em que foi colocado um banner na entrada da unidade hospitalar com o tema “OUTUBRO ROSA.”

Em relação aos exames de mamografia realizados no hospital em 2012, entre os meses de janeiro a setembro, já foi ultrapassada a marca de 5 mil, a uma média de 565/mês. Já no ano passado a unidade realizou 7.482 mamografias, o que mostra a grande preocupação da população com exames preventivos e de acompanhamento.

“Há algum tempo estávamos interessados em integrar a data ao calendário de ações e atividades desenvolvidas pela instituição. Nos próximos anos vamos ampliar a iniciativa para todas as unidades do CONSAÚDE,’ afirma a Ouvidora da instituição, Rosemeire Medeiros.

Devido ao período, não foi possível mobilizar em tempo hábil as demais unidades integrantes do Consórcio, mas para 2013 a ideia é disseminar o ‘Outubro Rosa’ e promover diversas ações por todas as regiões onde está localizada a autarquia.

“É importante a instituição participar de ações como essas para que os usuários do Sistema Único de Saúde sintam-se mais acolhidos e lembrados, ainda mais se estiverem passando por um momento de fragilidade. Somos responsáveis não somente pelo atendimento à saúde, mas também como agentes promotores da mesma,” destaca a diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho.

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12