P. Socorro e PA do Hospital Regional passarão por melhorias

As mudanças e benfeitorias para este setor têm como objetivo principal realizar um atendimento eficaz e humanizado no setor 

Mal assumiram suas novas atribuições, os novos diretores técnico e de enfermagem do Hospital Regional Vale do Ribeira já trabalham para proporcionar melhores ações de humanização e mudanças estruturais no P. Socorro e Pronto Atendimento da unidade.

Com a presença dos diretores, Dr. Fredy Paredes (DT) e Flávia Siqueira (DE), foi realizada reunião, dia 6 de março, para discutir e planejar as melhorias necessárias para o acolhimento e reestruturação física no PS/PA. Na ocasião, estiveram também presentes a enfermeira Chefe do setor, Jenny Arcentales, a Diretora de Planejamento do CONSAÚDE, Bianca Sant’ana, o Diretor de Serviços Administrativos do HRVR, Carlos Augusto da Silva, o Diretor Clínico do HRVR, Dr. Ricardo Dezorzi, e a Ouvidora do CONSAÚDE, Rosemeire Medeiros.

A reunião ocorreu em duas etapas: a primeira para discutir e planejar as mudanças estruturais no local (redimensionamento do espaço e benfeitorias físicas) e para a troca de visões e diagnósticos entre os diferentes responsáveis. Entre as principais pautas discutidas estão a melhoria no acolhimento e do conforto ao paciente e seu acompanhante, assim como a segregação da recepção do Pronto Socorro e do Pronto Atendimento, ou seja, uma para cada um dos serviços. Somadas ao então Acolhimento com Classificação de Risco, implantado no início do ano, as novas mudanças objetivam melhorar também o fluxo de pacientes no HRVR.

Para o Diretor Técnico do Hospital, Fredy Paredes, a reunião de trabalho “foi muito frutífera e bem organizada por ter sido constituída de dois momentos, uma discussão técnica com todos os elementos do processo para em seguida termos uma discussão in locus, o que permite atingir melhor os objetivos propostos.”

Já a segunda etapa da reunião, configurou-se por uma visita in loco as dependências da emergência e da porta de entrada. Tudo com objetivo de melhor visualizar os problemas atualmente ocorridos e suas possíveis soluções para aprimorar o serviço aos usuários do Vale do Ribeira e outras localidades.

Com o aumento cada vez maior pela procura dos serviços do HRVR/CONSAÚDE o fluxo de pacientes vem crescendo rapidamente, o que tem ocasionado um tempo de espera cada vez maior para quem busca uma consulta na porta de entrada. Uma das razões para isso são os problemas encontrados nos serviços básicos da maioria das cidades da região, que tem enviado cada vez mais pacientes para a unidade ou mesmo por iniciativa dos próprios que vêm diretamente ao Hospital Regional em busca de atendimento especializado, acarretando assim uma lotação da porta de entrada.

As mudanças e benfeitorias para este setor têm como objetivo principal realizar um atendimento eficaz e humanizado no setor e estão sendo planejadas para começarem daqui a 60 dias – o que permitirá novas discussões por parte dos gestores e uma mudança de perspectiva por parte dos usuários.