Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE discute soluções para melhorias no setor

Fonte: G1 Santos

Está prevista para o dia 29 de abril audiência no TRT da 15ª Região, entre Consórcio e sindicatos, com o objetivo de chegar a um acordo entre as partes

Os prefeitos do Vale do Ribeira participaram de um encontro para discutir os problemas financeiros do Consórcio de saúde da região, e ouviram os representantes da categoria sobre as condições de trabalho. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (25), no auditório do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu.

Na ocasião, estiveram presentes também lideranças sindicais e o presidente do CONSAÚDE, Sérgio Miyashiro, que considerou a reunião um passo importante. “Qualquer negociação depende de recursos também. É o que estamos buscando para que possamos atender essas reivindicações. Foi um grande avanço esse encontro”, diz.

No mês passado, funcionários do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira entraram em greve por reposição salarial e criação de um plano de carreira. Porém, uma determinação do Tribunal Regional do Trabalho fez com que eles suspendessem a paralisação.

Na reunião, o representante do Sindicato dos Médicos, Antônio Ivan da Silva, apresentou dados do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo do ano de 2012, que mostram a falta de médicos de várias especialidades no Vale do Ribeira. Ele afirma que a maioria dos prefeitos desconhecia a realidade da região. “A maioria deles não sabe da situação que passamos. Há 53 anos que vem essa batalha. Mas, com salário baixo, sem plano de cargos, carreiras e vencimentos, e sem mudança das condições de trabalho, não vamos conseguir médicos”, ressalta.

Para os representantes dos sindicatos, o encontro com os prefeitos foi produtivo. Agora, eles esperam que as negociações caminhem até a próxima terça-feira (29), quando está marcada uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho em Campinas (SP).

Compartilhe