Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE realiza primeira reunião de 2014

Ocorrida em Itanhaém/SP, dia 31 de janeiro, evento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira trouxe como pautas: o reajuste salarial dos servidores, a apresentação das estatísticas de atendimento das unidades e balancetes de 2013, contratos dos municípios e informes diversos da instituição. Após o encontro prefeitos e representantes dos municípios e região visitaram as obras do novo HRI

O Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE teve a prefeitura municipal de Itanhaém como anfitriã em sua primeira reunião do ano. Esta foi também a primeira vez que a cidade recebeu uma reunião do Consórcio.

Os trabalhos foram abertos pelo Comitê Executivo e de Planejamento do CONSAÚDE para discutir questões de recursos humanos e o reajuste salarial dos trabalhadores ligados ao Consórcio. Dentre um dos tópicos discutidos estavam a extinsão de cargos e o parcelamento das dívidas do municípios do Alto Vale com a instituição. Durante a reunião outros assuntos diversos também entraram na pauta como o envio do excesso de donativos resultantes da campanha em favor de Itaóca/SP para os demais municípios que fazem parte do CONSAÚDE, a abertura da licitação para ampliação e reforma do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu/SP, e uma solicitação feito pelo prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos (Itanhaém) junto aos demais membros do Conselho, para que o novo HRI contemple em sua estrutura um ambulatório para atendimento ao público do município.

A construção do novo prédio do HRI, unidade sob gerenciamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (24 cidades consorciadas), é resultado de gestões do governador do Estado, Geraldo Alckmin, e do presidente da Assembleia Legislativa de SP, deputado estadual Samuel Moreira, do Departamento Regional de Saúde (DRS IV Santos), e do Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE.

Segundo o prefeito de Pedro de Toledo e presidente do CONSAÚDE, Sérgio Miyashiro, a nova estrutura do Hospital Regional de Itanhaém é resultado do esforço dos prefeitos juntamente com governo do Estado e o deputado Samuel Moreira para proporcionar maior saúde à região: “O Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE está cada vez mais unido e fortalecido. O novo prédio do HRI trará ainda mais serviços de saúde ao município de Itanhaém e ao Litoral Sul. É o resultado da gestão de nosso presidente da ALESP e do governador Alckmin”.

Hospital Dr. Adhemar de Barros

Sobre a pauta do Hospital de Apiaí, vinculado ao CONSAÚDE, foi aprovada pelo Conselho a nova pactuação entre os municípios e Consórcio, relativa a reorganização dos recursos ligados ao convênio entre ABA (Associação Beneficente de Apiaí e CONSAÚDE.

Visita as obras do novo HRI

Após as deliberações e discussões das pautas do Consellho de Prefeitos, foi realizada a visita ao canteiro de obras do Hospital Regional de Itanhaém Jorge Rossmann.

O novo Hospital Regional aumentará em 155% a capacidade de atendimento em relação ao que é oferecido atualmente. Dos atuais 94 leitos, a nova estrutura passará a ter uma oferta de 240 leitos, dos quais 60 estarão sob cuidados intensivos (20 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI Infantil, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de Unidade Semi-Intensiva). Portanto, a cidade de Itanhaém e a microrregião do Litoral Sul quase que terão ao seu dispor o triplo da capacidade atual de atendimentos, sem contar também nas centenas de empregos gerados resultantes do acréscimo de recursos humanos.Toda a obra tem um custo de aproximadamente R$ 60 milhões, 100% com recursos do governo do Estado.

Logo após o término da obra, o prédio que abriga atualmente o HRI será totalmente reformado e modernizado para acompanhar a nova estrutura. A obra encontra-se atualmente na montagem da laje de piso do 4º pavimento e com os equipamentos (painéis e grupo gerador) para ligação da cabine primária do novo HRI, já adquiridos.

O Hospital Regional de Itanhaém atende de portas fechadas por meio de regulação médica vinculado ao Departamento Regional de Saúde (DRS IV Santos) e atende urgências e emergências para parturientes e gestantes de toda a região.

Estiveram presentes na primeira reunião do Conselho de Prefeitos do CONSAÚDE os prefeitos Ari Knor (Apiaí), Décio Ventura (Ilha Comprida), Marco Aurélio Gomes dos Santos (Itanhaém), José Cândido Macedo Filho (Jacupiranga) presidente do CODIVAR, Mohsen Hojeije (Juquiá), Sérgio Miyashiro (Pedro de Toledo), Rejane Maria Silva (Itariri) e Araldo Tedesco (Tapiraí). Outras cidades enviaram representantes: Barra do Chapéu, Cananéia, Pariquera-Açu, Itaóca, Mongaguá, Pariquera-Açu e Peruíbe. Assessores do deputado estadual Samuel Moreira que é o atual presidente da Assembleia Legislativa de SP também estiveram presentes, assim como representantes de órgãos regionais e secretários de governo das prefeituras.

Compartilhe