Presidente do CONSAÚDE vai a Brasília em busca de novos investimentos para a saúde regional

Entre as demandas discutidas junto ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaque para a criação de um Plano Diretor da Saúde na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Ambas as regiões estão confirmadas para a implantação de um Plano Diretor da Saúde. A novidade foi confirmada em reunião ocorrida esta semana no Ministério da Saúde. O objetivo do plano é traçar metas de curto a longo prazo para melhoria da saúde, tanto nos setores secundário (unidades hospitalares) quanto primário (unidades básicas de saúde).

O encontro no ministério reuniu a equipe técnica da Pasta, prefeitos da Baixada Santista e Vale do Ribeira, na pessoa do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e prefeito do município de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, vereadores e secretários de saúde – todos com o único propósito de fortalecer o Sistema Único de Saúde. O presidente do CONSAÚDE aproveitou a oportunidade para mostrar as atividades e atuação do Consórcio em sua área de atendimento.

O CONSAÚDE vem articulando diferentes convênios e projetos junto ao Ministério da Saúde, como é o caso da Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência. Foi uma oportunidade para mostrarmos o que é feito pela saúde mno Vale e microrregião do Litoral Sul paulista. Estamos sempre em busca de novas parcerias e dando encaminhamento aos convênios já firmados com a Ministério. Foi muito bom o encontro também pois ressaltamos o papel fundamental da instituição na região,” afirmou Sérgio Miyashiro.

Na reunião, o presidente do CONSAÚDE chamou atenção também para o grande número de viagens e deslocamentos de pacientes para o tratamento e realização de exames em locais distantes como a grande São Paulo. Além da falta de leitos e melhoria da saúde básica, tanto na Baixada quanto no Vale do Ribeira. A agenda junto ao Ministro da Saúde marca a primeira vez que um presidente do Consórcio sentou a mesa do chefe da pasta para discutir temas relevantes ao setor.

O próximo passo para o desenvolvimento deste Plano Diretor terá continuidade no próximo dia 6 de maio, em São Vicente, durante reunião com os secretários de saúde e Departamento de Regional de Saúde. Já no dia 12 do mesmo mês será a vez dos prefeitos aprofundarem a discussão do Plano, em Guarujá.

Compartilhe