Profissionais do Consaúde exibiram conhecimento, técnica e amor à profissão durante o II Encontro de Enfermagem

Regional – Ao verificar que não havia na região nenhum profissional especializado em Ostomia e que os usuários eram obrigados a viajar aos grandes centros em busca desse tratamento, a enfermeira do HRVR-Consaúde, Sandra Maria Adorno, não teve dúvidas. Fez o curso de especialização em Ostomaterapia na Universidade de São Paulo (USP) e passou a atender – com as mais avançadas técnicas e muita informação – aos usuários da região.
Seu objetivo foi levar aos usuários ostomizados (pacientes submetidos a cirurgias que exteriorizam a alça intestinal ou o ureter) a oportunidade de um atendimento especializado de enfermagem para que eles possam desfrutar de uma vida normal, com menos restrições. “Minha obrigação é trazer tudo o que tem de informação e de mais moderno do mundo para o HRVR”, explicou ela. A enfermeira Sandra expôs seu trabalho durante o II Encontro de Enfermagem realizado nos dias 29 e 30, no auditório doConsaúde, em Pariquera-Açu.
Junto com ela, outros profissionais de Enfermagem do Consórcio também exibiram seus trabalhos. O Encontro teve os objetivos de integrar a categoria e possibilitar a trocar experiências na área. Apaixonada pelo Brasil e pela Enfermagem, a enfermeira Jenny Arcentalis Herrera, equatoriana naturalizada brasileira, do SAMU-Consaúde, também falou sobre sua experiência no salvamento de vidas. Especialista em Terapia Intensiva, ela é preparada para desencarcerar vítimas de ferragens e realizar salvamentos em altura. Com coragem, técnica e emoção, ela atende aos acidentados ainda nas pistas, na hora de sua maior dor e ama o que faz.
Também do SAMU-Consaúde, a enfermeira Celina Tiaki Ogata, especialista na área Pré-Hospitalar, explicou que o setor acompanha diariamente a evolução tecnológica da área para repassá-la de maneira permanente aos profissionais dos 26 municípios atendidos pelo Consórcio. “Já realizamos centenas de treinamentos, mas, a cada curso, é uma emoção nova”, disse ela.
Especialista em Unidade Neonatal de Alto Risco, a enfermeira Edna Maria Mescyszyu, da UTI Neonatal do HRVR-Consaúde, utiliza uma abordagem humanizada que privilegia o vínculo da mãe e do bebê. Ela contribui para a qualidade do serviço, responsável pela redução de grande parte da mortalidade infantil regional. Enfermeira do Centro Regional de Oncologia (CRO), Neide Jacob, destacou a importância do conhecimento e dos princípios da humanização no tratamento dos usuários desse setor. “Atendemos a perto de 100 tipos de câncer. Nessa área, as práticas de Enfermagem em Oncologia são fundamentais para acolher, amparar, aliviar sofrimento e passar segurança aos usuários. Eles chegam com milhões de dúvidas, vão passar pelo tratamento por, no mínimo, cinco anos. Então, essa relação do paciente com a enfermagem deve ser de confiança”, explicou.

Alta capacitação da Enfermagem
A diretora de serviços técnicos do HRVR Marília Teixeira afirmou que a “troca de experiências fortalece a categoria e é peça fundamental para a preservação da qualidade técnica e humana da saúde”. A chefe de Enfermagem do HRVR, Neusa Balbo, explicou que a promoção do Encontro de Enfermagem foi um sonho realizado para fortalecer e unir a categoria.
A superintendente do Consaúde Maria Cármen Amarante Botelho abordou o privilégio do Consórcio em contar com profissionais altamente capacitados: “A Enfermagem representa a maior categoria na instituiçãoConsaúde. E temos o prazer de contar com profissionais dedicados, competentes e que amam a profissão. Eles fazem a diferença e destacam a qualidade dos serviços do HRVR-Consaúde em âmbito estadual”, homenageou.
O Encontro também contou com apresentações da chefe de enfermagem do Hospital Regional de Itanhaém (HRI) Marlene Fernandes Couto; do enfermeiro Davi Willis Martins, do Hospital São João e da enfermeira do trabalho Andréia Ramos. Participaram do evento também a diretora técnica do HRVR, Cristina Vilas Boas Barbosa, a representante da DRS-IV, Magda Celeste, a médica Sônia Piunti, diretora técnica do SAMU e Claudinelly, diretora de serviços técnicos do Hospital São João/Apamir/Consaúde.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12