Profissionais do CONSAÚDE participam de evento da REBRAENSP

8ª reunião da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente integra as iniciativas de Redes de Enfermagem das Américas, destinadas a melhorar a educação, a prática e a pesquisa em enfermagem

Em evento ocorrido no dia 4 de junho, em São Paulo/SP, no auditório do Hospital São Camilo, aproximadamente 300 enfermeiros de todo o país analisaram os avanços realizados em suas regiões a respeito da enfermagem e segurança do paciente, compartilharam metodologias, experiências e tecnologias entre os Pólos que constituem a REBRAENSP no Brasil.

 

Atualmente a Rede é formada por 14 pólos, que se dividem em outras ramificações, denominadas núcleos. Integrante desde 2009, aenfermeira do CONSAÚDE e atualmente Chefe do PA/PS do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), Jenny Arcentales, é responsável pelo Pólo Vale do Ribeira, que agrega também o Hospital Regional de Itanhaém (HRI).

Já na unidade de Itanhaém/SP, o núcleo é precedido pela enfermeira Sandra Tafareli  que incentivou determinadas iniciativas, principalmente de conscientização junto a equipe de enfermagem para trabalhar na busca por segurança, além de implantar estratégias como a higienização das mãos e a identificação segura (uso de pulseiras identificadoras para cada paciente).

O objetivo é viabilizar outros núcleos na região principalmente o do HRVR que é o principal órgão de saúde de referência na região, reforçando a participação dos enfermeiros e equipes numa assistência livre de erros e eventos adversos,  assim como o trabalho junto aos municípios do Vale do Ribeira e Litoral Sul.

Pela primeira vez participando de um evento da REBRAENSP, a Diretora de Enfermagem do HRVR/CONSAÚDE, Flávia Siqueira, destaca a troca de experiências e metodologias como parte mais importante do encontro, “muito rica a reunião com os integrantes da Rede, é a primeira vez que estamos participando de um evento tão interessante e com uma atenção voltada diretamente ao paciente e sua respectiva segurança.”

O próximo passo será a criação de uma comissão para segurança do paciente do HRVR e concomitantemente, agregar profissionais de todas as unidades do CONSAÚDE para traçarem metas comuns visando uma aplicação coletiva e simultânea. O protocolo sobre queda está em uso no HRVR. Outra opção para ser posta em prática

Outra parte discutida e definida pelos presentes na reunião foi também o planejamento até o ano de 2015:

  •  priorizar treino de Recursos Humanos;
  •  multiplicar conhecimento junto à comunidade;
  •  capacidade de liderar gestões com finalidade de buscar o apoio institucional;
  •  avaliação das iniciativas em andamento (projetos e práticas);
  •  criação e fortalecimento de comitês nas unidades de saúde;
  •  fortalecer a pesquisa no setor.

O cuidado com o paciente é uma constante nas ações do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, que tem o intuito de aprimorar métodos de trabalho e formas de gerir a saúde com maior humanização.

Para quem desejar consultar mais sobre o órgão internacional que trata do cuidado com os pacientes ou quiser fazer o download de materiais ligados ao assunto, pode fazê-lo através do endereço WWW.who.int, em três idiomas diferentes (inglês/português/espanhol).

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12